Conhecido pelo arrojado perfil de “combatente” da corrupção nos poderes políticos de Rondônia, o vereador de Ariquemes, Rafael o Fera (PODE), preferiu retirar uma publicação em formato de denúncia feito em seu perfil no Facebook à apresentar na Justiça as provas de tudo que ele havia repercutido à sociedade.
A decisão do vereador do parlamento mirim ariquemense foi tomada em “acordo” promovido durante a realização de uma audiência judicial entre Rafael o Fera e representantes Legais da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, que ocorreu de forma virtual.
Em sua postagem, Rafael o Fera denuncia de forma incisiva que um deputado estadual estaria ganhando religiosamente 40% de todas as travessia realizadas em uma balsa que atravessa um rio no município de Alto Paraíso, localizado na região rondoniense do Vale do Jamari.
Segundo a denuncia de Fera, esse esquema de corrupção seria o motivo pelo qual até os dias de hoje não se construiu uma ponte naquela localidade. Ele ainda garantiu, que para manter a balsa o deputado estaria praticando fraudes em licitações e atos de improbidade administrativa dentro do parlamento.
A fonte dessa denúncia do vereador seria um cidadão anônimo que teria o informado o nome do deputado estadual envolvido nesse caso.
No instante em que tomou conhecimento dessa postagem no Facebook, que já contava com mais de quinhentas visualizações, os advogados da ALE/RO impetraram uma”Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência” exigindo a retirada da publicação feita na página do vereador alegando injúria, calúnia e difamação.
Na audiência, Rafael Fera teve a oportunidade de apresentar em juízo todas as provas que levariam ao “deputado corrupto” e resolveria a situação da ponte para a população de Alto Paraíso, mas ao contrário disso, o Fera se acalmou e preferiu retirar a publicação de seu Facebook.
Na Ata de Audiência ficou atestado que Rafael Fera não estava assumindo a culpa da acusação de calúnia, mas preferiu, pelo fim do processo, retirar a denuncia do ar. Em suas redes sociais o vereador não deu qualquer esclarecimento aos seus milhares de seguidores e eleitores sobre o porque não apresentou a provas de sua denúncia.
A responsabilidade com o material publicado nas redes sociais precisa ser redobrada quando o emissor da informação é um político. Rafael Fera possui grande alcance nas redes e caso não apresente as provas que confirmou possuir em defesa da população de Alto Paraíso, passará por um papel constrangedor de propagador de desinformação, situação que abala a forte credibilidade que possui entre seu eleitorado que pode sentir que foi enganado por Fera.
A postagem está fora do ar e a sociedade aguarda ansiosa a denúncia do vereador.