Search
Close this search box.
Publicidade

Assembleia promove audiência pública para tratar sobre o Outubro Rosa em Rondônia

Proposto pela deputada Cássia dos Muletas, evento marcou o início da campanha de prevenção ao câncer no estado.
Publicidade

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou na manhã desta quinta-feira (07), audiência pública para discutir ações de promoção do Outubro Rosa, mês que se dedica ao combate ao câncer de mama. A audiência foi proposta pela deputada Cassia dos Muletas (Podemos), que participou de forma remota, uma vez que, acometida por câncer, está em tratamento em São Paulo.

Estiveram presentes no evento lideranças e coordenadores de grupos e associações de apoio e prevenção do câncer, representantes do governo do estado, da prefeitura de Porto Velho, além da primeira-dama da capital Ieda Chaves, que conduziu os trabalhos da mesa à pedido da deputada Cássia, e os Deputados Estaduais Ribamar Araújo e Geraldo da Rondônia. O evento contou ainda com palestras, orientações e dicas de prevenção ao câncer.

Publicidade

A Deputada Cassia cumprimentou a todos e agradeceu pela presença e apoio na causa da prevenção. Cássia lembrou que em Rondônia os índices de incidência de câncer são elevados e precisa de uma atenção muito maior. “Quero agradecer a todos que compareceram, pelo apoio que temos recebido e pela dedicação de cada para que possamos promover a prevenção e a orientação das nossas mulheres sobre o crescente problema do câncer, especialmente no que diz respeito ao câncer de mama”, disse a deputada proponente.

Presente no evento, o deputado Ribamar Araújo (PL) agradeceu a presença de todos, elogiou a deputada Cássia pela propositura da audiência pública e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário na luta contra o câncer.

“Que vocês levem esse movimento para todos os cantos, para que possamos contagiar e incentivar as pessoas a se cuidarem, a fazer a prevenção. Em 2007 aprovamos nesta Assembleia Legislativa um projeto de Lei que cria a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama e desde então, acompanho e apoio esses movimentos, pois sei da importância da prevenção desta doença. Sigam em frente, continuem com esse importante trabalho de prevenção e conscientização, continuem ajudando a salvar vidas e contem sempre com o nosso apoio e participação em tudo o que for necessário”, disse o deputado.

A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia Tania Garcia Santiago fez uma leitura do atual momento e destacou as ações do MP no que diz respeito à atenção à mulher. Parabenizou o movimento desenvolvido e fez uma relação entre os cuidados da saúde da mulher, o autocuidado no que diz respeito ao câncer de mama, a elevação da autoestima e autoconfiança que a mulher precisa ter para se precaver dos males da saúde e da violência doméstica, que segundo ela, teve o número de casos aumentado durante a pandemia. Tânia Santiago também falou da necessidade de se trabalhar o movimento Novembro Lilás, que trata da prevenção e combate à violência doméstica.

“Desejo que todas as mulheres, aquelas que tem uma doença aparente e as que não tem, que possam contar com uma rede de apoio, de amparo, para perceber o que está afetando a sua saúde, a sua integridade, para reunir forças e lutar contra isso. Que possamos ter essa sabedoria de viver com o autocuidado e para que nenhuma mulher se sinta sozinha em luta nenhuma. Que a luta de uma seja de todas nós”, disse a promotora

O Deputado Geraldo da Rondônia parabenizou a deputada Cássia pela proposição do evento, apontando a magnitude do projeto “Não estamos falando apenas de outubro rosa, novembro lilás. Precisamos discutir e trabalhar essas ações o ano todo. A prevenção é sempre o melhor caminho para combater tanto uma doença, como casos de violência. Às vezes falamos em prevenção, mas esquecemos da necessidade de suporte, de apoio, de ações de governo, como um simples aparelho de mamografia, essencial para diagnosticar casos de câncer de mama que acometem as mulheres em nosso estado e em todo o Brasil.

Convidado para fazer o encerramento do evento, o Deputado Dr. Neison, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia lembrou da falta de estrutura governamental para atender as vítimas de câncer e falou da importância das ações de grupos, associações e voluntários, que pelo trabalho realizado, estão ajudando a salvar vidas. Neidson lembrou ainda do difícil momento que vive a saúde pública de Rondônia e desejou a todos, muito sucesso na caminhada que é árdua.

“Em nome da Chameron, que é um braço da Assembleia Legislativa e do Banco de Lenços de Rondônia, quero agradecer a cada uma de vocês, voluntários, associações, grupos de ajuda, que dedicam parte do seu tempo para ajudar quem precisa. Quero agradecer também à Deputada Cassia dos Muletas pelo seu emprenho e dedicação pela causa que é mais do que justa. Muito obrigado a todos e contem sempre com a Assembleia Legislativa de Rondônia.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias