Search
Close this search box.

Câmara amplia prazo para conclusão de CPI que investiga três vereadores

Relator diz que adiamento é necessário para ouvir testemunhas
Câmara amplia prazo para conclusão de CPI que investiga três vereadores
Foto: Folha do Sul
Câmara amplia prazo para conclusão de CPI que investiga três vereadores
Foto: Folha do Sul

Os vereadores vilhenenses aprovaram, na sessão da Câmara de Vilhena esta semana, o pedido de prorrogação por 30 dias do prazo para a entrega do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurar supostas irregularidades cometidas pelos vereadores Junior Donadon (PSD), Carmozino Alves (PSDC) e Vanderlei Graebin (PSC).

De acordo com o relator da CPI, vereador Rafael Maziero (PSDB), a medida visa cumprir os princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório. No total, segundo o vereador, 46 testemunhas foram arroladas no processo, e apenas 25 foram ouvidas até o momento. Ainda de acordo com Maziero, o processo já possui 2.715 páginas divididas em 14 volumes. “Eu tenho certeza, até por ser advogado, que nenhum processo desta magnitude seria julgado em 90 dias, nem em 120 dias na justiça; não estou questionando a justiça, a justiça de Rondônia é uma das mais sérias e ágeis deste país, porém, o processo é muito grande e muito complexo. Por isso pedimos essa prorrogação”, disse Maziero.

O presidente da CPI, vereador Carlos Suchi (PTN), reforçou os motivos do pedido de prorrogação e solicitou aos colegas a aprovação do alongamento do prazo. “Nós estamos trabalhando diariamente para concluirmos a apuração, mas precisamos de um prazo maior para que possamos ouvir as testemunhas que faltam”, disse Suchi.

A CPI, que foi instaurada em fevereiro, extrapola seu prazo inicial no começa de maio, mas com o novo prazo pode se estender até junho. Ao término dos trabalhos, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito apresentará seu parecer favorável ou não pela cassação dos vereadores investigados. Este relatório será submetido à apreciação dos vereadores que podem seguir o voto do relator, ou votar contrário a ele.

Fonte: Folha do Sul
Combate Clean Anúncie no JH Notícias