ANIMAÇÃO
O fim de semana foi de muita animação no cenário político do Estado, com vários partidos oficializando os nomes dos candidatos a prefeito e vice. Na capital, não houve surpresas em relação ao que já era esperado.
APOSTA
No sábado, a convenção do MDB confirmou o nome da juíza aposentada Euma Tourinho, como candidata do partido na disputa ao cargo de prefeito. Também foi oficializado o nome de Rafael Claros como candidato a vice na chapa.
Divulgação
APOSTA 2
Euma Tourinho é uma aposta do MDB para o pleito, tendo em vista que o partido não tem um nome expressivo politicamente na capital, que poderia representar a sigla na disputa.
APOSTA 3
O senador Confúcio Moura me disse, que Euma é uma escolha tranquila, onde foi levado em conta o currículo dela como magistrada e o sobrenome bastante conhecido no Estado e, principalmente, em Porto Velho.
OPINIÃO
Realmente as qualidades profissionais e familiares da juíza aposentada são bem significativas, no entanto não é isso que decide uma eleição. Se fosse assim, os partidos escolheriam somente doutores e pós-graduados para entrar nas disputas.
OPINIÃO 2
Luis Inácio da Silva, por exemplo, não tem formação acadêmica, mas é “doutor” em política, as pessoas gostando ou não.
Divulgação/Instituto Lula
OPINIÃO 3
Me parece muito claro que 60 milhões de votos para uma pessoa sem instrução superior, significam que ela foi avaliada muito mais pela capacidade e expressão política, do que efetivamente pelo conhecimento superior.
OPINIÃO 4
Voltando ao MDB, resta agora acompanhar o desenrolar da campanha e ver o que Euma Tourinho vai oferecer de diferente em relação ao que a população já conhece sobre os políticos locais.
FEDERAÇÃO
A Federação REDE-PSOL confirmou a candidatura de Samuel Costa à prefeitura de Porto Velho. Samuel será efetivamente a única candidatura original de esquerda na capital, o que já lhe garante uma parcela significativa de votos se a militância realmente fechar com ele.
Silas Barbosa/Rede Amazônica
FEDERAÇÃO 2
Não foi confirmado o vice de Samuel, o que deverá ocorrer nos próximos dias. A Federação REDE-PSOL terá em sua nominata de candidatos a vereador, professores, jornalistas, empresários, entre outros.
OPINIÃO 3
Difícil entender a razão de apenas dois partidos muito afinados em suas ideologias já não divulgarem o nome do vice na chapa. Isso remete a duas possibilidades, ou há falta de interesse ou uma briga acirrada internamente pela vaga.
BRIZOLA VIVE
O advogado Célio Lopes foi confirmado como pré-candidato a prefeito de Porto Velho na convenção da Frente Democrática, que reúne até o momento o PDT, PT, PV e PCdoB. A Pastora Cila, do PV, foi confirmada como a pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Célio Lopes.
Divulgação
FEDERAL
O ex-senador e presidente do PDT de Rondônia, Acir Gurgacz, destacou Célio Lopez como uma jovem liderança que promete priorizar saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável, inclusive com apoio do governo federal.
“FRENTÃO”
Também no sábado, teve a convenção organizada pelo União Brasil e todos os partidos aliados, Republicanos, Federação PSDB/Cidadania, PSD, PL, PRTB, Democracia Cristã (DC) e Agir. Foi oficializado o nome da ex-deputada Mariana Carvalho como candidata a prefeita, tendo Valcenir Alves da Silva como candidato a vice.
Leandro Morais
APOIO
Mariana entra na disputa tendo nomes fortes da política local como aliados, entre eles o governador Marcos Rocha, o presidente da Assembleia Legislativa , Marcelo Cruz, e o prefeito da capital, Hildon Chaves.
APOIO 2
Hildon já manifestou publicamente que será um cabo eleitoral bastante ativo na campanha da candidata. Ele esteve na convenção reforçando seu apoio e enfatizando que Mariana é gestora, conciliadora e comprometida com o desenvolvimento da capital.
APOIO 3
O governador Marcos Rocha disse que o Estado precisa estar junto pelo município. Afirmou acreditar no trabalho da candidata e o quanto uma eventual gestão dela pode contribuir para o desenvolvimento local.
NACIONAL
O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, disse que Porto Velho já é uma cidade importante no cenário político nacional e por isso é importante aprovar o projeto de continuidade da gestão de Hildon Chaves.
INTERIOR
Em Nova Mamoré, cidade estratégica entre Porto Velho e Guajará-Mirim, a convenção do Partido Liberal (PL) realizada no sábado confirmou a candidatura à reeleição do atual prefeito Marcélio Brasileiro.
Divulgação
INTERIOR 2
Marcélio manteve a chapa da eleição passada, tendo Sérgio Bermond Varotti (União Brasil), que atualmente é vice- prefeito , como também candidato à reeleição na condição de vice.
CHAMADA
Sobre a manchete da coluna de hoje, uma das muitas fotos que circulam pelas redes sociais, destacando a convenção do União Brasil, explica do que se trata.
Divulgação
CHAMADA
No palanque, estavam Marcos Rocha, Sérgio Gonçalves e Hildon Chaves. Hoje tudo amigo e muito alinhado, daqui a 730 dias duvido que todos caibam no mesmo retrato. Amanhã explico.
FRASE
A penalização por você não participar na política é acabar sendo governado pelos seus inferiores.
{Platão}