Publicidade

Debate “nervoso” deixa no ar o que pode vir na reta final da eleição em Porto Velho

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Foto: A noticia 24 horas

SEM AFAGOS

Publicidade

Mariana Carvalho e Léo Moraes mudaram o tom no debate de sábado à noite,  na Sic TV. A cordialidade que vinha sendo usada nos embates anteriores foi deixada de lado. Ambos os candidatos adotaram uma postura mais ríspida em seus questionamentos.

EMENDAS

Mariana questionou  sobre onde estão as obras e outras ações de Léo Moraes enquanto deputado. O candidato desconversou, entrou em outro tema e as discussões acabaram seguindo com outras abordagens.

SAÚDE

Mariana seguiu então  afirmando  que como Hildon Chaves deverá ser conhecido como prefeito do asfalto, ela deseja ser a prefeita da saúde. Disse que pretende implantar uma cobertura de 100% na saúde.

Fonte: Canal SIC TV

SAÚDE 2

O primeiro passo para isso será a contratação de profissionais, como por exemplo, agentes de saúde, já nos  primeiros 90 dias de gestão.  Dessa forma, segundo a candidata, toda a cidade ficaria coberta com atendimento básico.

SAÚDE 3

Léo Moraes disse que atualmente os números são catastróficos e prometeu que se eleito,  em 100 dias irá contratar mais médicos e colocar remédios nos postos de saúde que, segundo o candidato, estão faltando em todas as unidades municipais.

SAÚDE 4

Mariana disse que haverá uma contratação emergencial em um primeiro momento e na sequência deverá ocorrer concurso público para suprir as deficiências enfrentadas na área.

SANEAMENTO

Léo Moraes perguntou a Mariana sobre o que ela pretende fazer quanto à questão da qualidade de vida na capital. A candidata disse que enquanto deputada federal destinou recursos para  saneamento básico em Porto velho.

Fonte: Canal SIC TV

SANEAMENTO 2

Mariana prometeu trabalhar alinhada com o governador Marcos Rocha para resolver, por exemplo, o problema da frequente falta de água na capital, que segundo ela prejudica até mesmo a agricultura familiar.

SANEAMENTO 3

Mariana devolveu a palavra, perguntando a Léo o que ele fez para resolver esse problema enquanto deputado federal. Léo disse que votou a favor  no Congresso, o Marco do Saneamento para que Porto Velho recebesse água e esgoto. Ele perguntou porquê Mariana votou contra.

SANEAMENTO 4

Mariana respondeu que votou contra pois naquele momento a tarifa social não estava inclusa, sendo que isso prejudicaria a população de baixa renda. A tarifa, segundo ela, ficaria mais cara para quem mais precisava. Após resolvido o problema, ela disse que votou a favor da proposta.

SANEAMENTO 5

Ela também pontuou que naquele momento o projeto como estava também prejudicaria os servidores da Caerd. A candidata aproveitou para questionar como Léo pensa governar sem ter apoio de ninguém.

CONCHAVO

O candidato respondeu que poder de articulação é diferente de acordão e na visão dele hoje existe  um conchavo político. Ele emendou a resposta voltando a perguntar sobre o que Mariana irá fazer quanto à falta de água que existe.

PROCURA

Mariana respondeu dizendo que Léo fala em acordão, mas  teria procurado todas as pessoas que estão com ela. No entanto, ninguém teria se aliado com ele por conta de traições por parte do candidato e falta de cumprimento de palavra.

“JOGADA”

Léo respondeu dizendo que não cairia na jogada proposta pela candidata. Ele voltou a citar que a candidata destacou  melhorias e investimentos na saúde que a população desconhece.

FORA DO TOM

Em determinado momento Léo se irritou com uma fala de Mariana e pediu respeito. A candidata respondeu negando que tenha promovido qualquer tipo de ofensa em relação a Léo e sua família.

EQUIPE DE GOVERNO

O cima ficou tenso quando Mariana perguntou se Léo já tem uma equipe técnica para governar, já que ninguém teria aceitado apoiá-lo publicamente.

CONDENADO

Léo voltou a dizer que não fez acordão político e insinuou que Mariana teria  prometido uma secretaria para um condenado pela Justiça. Além disso, ele citou que tem sido vítima de Fake News por parte da equipe da candidata.

RESPEITO

Mariana respondeu que Léo procurou a pessoa citada como condenado para lhe apoiar, mas  não teria tido sucesso na investida. Ela disse que era um desrespeito citar alguém que naquele momento não tinha chance de se defender.

RESPEITO 2

Na sequência, Léo não comentou sobre a fala de Mariana em relação ao eventual secretário citado por ele  e apenas destacou  que também foi vítima de Fake News e que iria postar nas redes sociais, as acusações que lhe foram imputadas.

NORMALIDADE

Na sequência de perguntas e respostas, os ânimos se acalmaram e o debate seguiu dentro da normalidade com apresentações de propostas para educação, segurança, infraestrutura e mobilidade urbana.

OPINIÃO

Exceto pela citação desnecessária  quanto ao eventual secretário que já teria  sido escolhido por Mariana, Léo Moraes manteve a linha crítica de oposição à atual gestão destacando o que pretende mudar se eleito.

OPINIÃO 2

Já Mariana, apresentou algumas ideias de gestão e reforçou o que pretende melhorar e dar continuidade do que irá ficar da atual gestão. Achei ela um pouco mais segura nas respostas, demonstrando mais autenticidade no que fala em relação aos debates anteriores.

OPINIÃO 3

Para ambos os candidatos, hoje começa uma semana decisiva, onde um único erro pode comprometer todo um projeto de trabalho. Independente de quem seja o vencedor, sempre procuro destacar que não há sociedade organizada sem pessoas comprometidas com o bem comum.

 

Anúncie no JH Notícias