O reprocessamento dos votos válidos realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – TRE após decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE , em razão de decisão proferida no processo TSE n. 0601884-67.2018.6.22.0000, que cassou os diplomas de Jair de Figueiredo Monte e de Gerenildo José de Oliveira e os registros dos candidatos não eleitos, declarando nulos os votos obtidos pela chapa proporcional da Coligação “Por Rondônia” em 2018, determinando o recálculo dos quocientes eleitoral e partidários.
A cerimonia de totalização ocorreu na manhã desta sexta-feira (29) e o prazo de homologação é de cinco dias para a apresentação de possíveis recursos.
Com essa nova contagem o MDB ganha mais uma cadeira na ALE/RO até o final dessa legislatura. Assume a titularidade da cadeira o ex-secretário de Saúde, Williames Pimentel, que teve 9.886 votos.
O mandato assumido por Pimentel vai até o dia 31 de janeiro, já que no dia 01 de fevereiro assumem os 24 deputados estaduais eleitos no próximo dia 02 de outubro.