Search
Close this search box.

Eleição em Candeias do Jamari mostra que apoio de Bolsonaro na campanha deste ano não deve influenciar eleitor

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Reprodução

PREFEITO

Publicidade

O ex-deputado federal Lindomar Garçon (Republicanos) ganhou com folga a eleição suplementar de Candeias do Jamari, realizada ontem (9) no município. O pleito ocorreu sem registro de anormalidades.

VOTAÇÃO 

Garçon se elegeu com 7 mil 732 votos, o que representou 74,47% do total de  votos válidos. Ribamar Araújo (PL) fez 2 mil 512 votos , correspondente  a 24, 19 % , e Paulo Cadilak ( PMB ) obteve 139 votos, 1,34% do total.

DIFERENÇA

A votação expressiva de Garçon em relação ao segundo colocado revela que ele conseguiu convencer os eleitores com suas propostas e que, provavelmente, deverá sair vitorioso novamente no pleito de outubro.

Márcia Chaves

POUCO TEMPO

A eleição de ontem foi suplementar e Garçon será prefeito somente  até dezembro. No entanto, pela  Lei Eleitoral, ele pode concorrer novamente em outubro e, se vitorioso, aí sim obter um mandato de 4 anos.

VERGONHA

A eleição em Candeias do Jamari revela pontos curiosos da política de Rondônia. Primeiro a votação pífia de Ribamar Araújo, que surpreendeu até mesmo os apoiadores de Garçon, que imaginavam uma disputa bem mais “apertada”.

Divulgação

VERGONHA 2

Principalmente porque Ribamar teve um cabo eleitoral de luxo que seria o sonho de qualquer filiado do PL. Dias atrás Ribamar Araújo  divulgou um vídeo onde o ex-presidente Jair Bolsonaro pedia votos para ele.

VERGONHA 3

O vexame nas urnas frustrou o candidato direitista de Candeias e deixou de orelha em pé, todos os demais candidatos a prefeito em Rondônia, que até então achavam que ter um vídeo de Jair Bolsonaro pedindo votos pode fazer a diferença no pleito de outubro.

RADIADOR FURADO

Sobre Paulo Cadilak, o terceiro colocado na disputa em Cadeias, ele fez minguados 139 votos. Ainda bem que a grafia de seu nome não é Cadillac, o que lhe isenta da obrigatoriedade de ser um destaque  entre os grandes.

PORTO VELHO

O resultado da eleição em Candeias provavelmente acendeu um alerta no partido Liberal de Porto Velho, que cogitou candidatura própria para disputar a prefeitura da capital nas eleições de outubro.

GENÉRICO

Apresentado pelo senador Jaime Bagattoli (PL), como pré-candidato a prefeito, o ex-vereador e ex-secretário municipal do PT, Jaime Gazola, terá uma missão nada fácil pela frente.

Divulgação

GENÉRICO 2

Além de tentar desconstruir sua história ao lado dos petistas locais, já sabe que não ajudará muito sair na foto ao lado de Jair Bolsonaro.

ENTRAVE

Outro problema é saber que se realmente entrar na disputa, enfrentará resistência dentro do próprio PL, já que o senador Marcos Rogério, que preside a sigla em Rondônia, nem de longe gostaria que a legenda tivesse candidatura própria na capital.

ALIADO

A decisão da candidatura de Gazola é coisa da cabeça de Jaime  Bagattoli, que acha ter bala suficiente na agulha para peitar Marcos Rogério e dar o veredito final.

NEM VICE

Nessa onda de achar que é a melhor bolacha do pacote, o PL tem que comemorar se conseguir, pelo menos,  alguma vaga para vice-prefeito. De antemão já aviso que é muito improvável que o União Brasil, por exemplo, esteja de portas abertas.

SEGURANÇA

Confira as dicas de segurança da Energisa Rondônia:

POR TABELA

Por causa dessa bazófia desenfreada entre as atuais lideranças com mandato em Rondônia, o PL da capital corre o risco de mandar pras cucuias boas candidaturas.

POR TABELA 2

Sofia Andrade e Moisés Cruz, que são autênticos extremistas da legenda, e não tem nada a ver com essa lambança toda, terão que manter o discurso de asco ao PT para se dar bem.

Montagem/Reprodução

DICA

Também sugiro a ambos  darem um tempo na idolatria a Bolsonaro. A eleição de Candeias mostrou que  no  momento atual parece mais sensato esquecer o mito, e aproveitar a chegada do verão amazônico para encontrar uma nova paixão ideológica.

NADA DE REAJUSTE

O MPE de Rondônia obteve, junto ao Tribunal de Justiça, declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 3.046/2022, de autoria do Poder Executivo do Município de Pimenta Bueno, que reajustou irregularmente a remuneração do próprio Prefeito, delegado Arismar Araújo.

Divulgação

MÊS PASSADO

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça,  foi julgada procedente por unanimidade  na primeira quinzena do mês de maio, com acórdão publicado na semana passada.

JUSTIFICATIVA

O MP argumentou a inconstitucionalidade formal e material da norma, apontando violações às disposições da Constituição Estadual e da Constituição Federal.

IMORAL

A ADI destaca que o reajuste constituiu um flagrante aumento remuneratório ilegal ao agente político, pois foi concedido  um acréscimo com índice incompatível aos princípios da proporcionalidade, moralidade e impessoalidade, ocasionando um efeito multiplicador nas despesas públicas do município.

DEFINIÇÃO ANTERIOR

Outro ponto destacado pelo MP se refere à violação ao princípio da anterioridade, que dispõe que subsídios de agentes políticos devem ser fixados pela Câmara Municipal em cada legislatura para a subsequente, regra constitucional que também fora ignorada no caso apreciado.

Divulgação

ACEITE

Os argumentos foram acolhidos pelo Relator, Desembargador Miguel Mônico, cujo voto foi seguido pelos demais membros do Tribunal de Justiça de Rondônia.

OPINIÃO

O argumento básico dessa ação do MP é o fato do aumento ter sido proposto pelo Executivo e não pelo Legislativo. Curioso isso, já que o prefeito de Pimenta Bueno é delegado e, no mínimo, deveria conhecer a Lei.

OPORTUNIDADE

A data mais romântica do ano está chegando e nada melhor que celebrá-la com presentes únicos, autênticos e cheios de afeto. A elegante pvh preparou uma coleção repleta de detalhes para te ajudar a surpreender seu amor nesse dia 12, entre em contato e adquira a sua, mas corra, pois estão em unidades limitadas.

Anúncie no JH Notícias