Publicidade

ELEIÇÕES 2024 – Convenções eleitorais agitam cenário político com alianças surpreendentes e definições cruciais

Com essas movimentações, o cenário político de Porto Velho ganha forma, embora a dinâmica da política possa trazer novas surpresas

Este sábado (20) marcou o início das convenções partidárias, trazendo surpresas e movimentações importantes para a corrida pela Prefeitura de Porto Velho. A maior surpresa veio do Partido Progressista (PP), que decidiu não lançar candidato próprio e optou por apoiar Mariana Carvalho. Com isso, Mariana, líder do União Brasil, formou uma poderosa coalizão com onze partidos, consolidando um “Frentão” de apoio à sua candidatura.

Publicidade

Além do PP e do União Brasil, o Frentão inclui Agir, PL, PSD, PDC, PRTB, Republicanos, PSDB, Cidadania e PRD, partido liderado pelo vereador Aleks Palitot, que oficializou seu apoio durante convenção realizada na manhã de sábado na Câmara Municipal. Mariana Carvalho realizará sua convenção oficial no próximo sábado, dia 27, na casa de shows Talismã, onde espera reunir os apoiadores e anunciar os nomes dos candidatos a vereador, totalizando cerca de 240 nomes para as 23 vagas na Câmara Municipal.

Enquanto isso, Vinicius Miguel, do PSB, manteve o suspense sobre sua candidatura durante a convenção de seu partido, sem confirmar ou negar sua participação na disputa. A ausência de apoio dos demais partidos de esquerda, que formaram uma federação em torno do pedetista Célio Lopes, deixa Vinicius isolado com o seu PSD.

O MDB também realizará sua convenção no próximo sábado, às 10 horas da manhã, na sua sede na rua Elias Gorayeb, onde oficializará a candidatura de Euma Tourinho à Prefeitura, além de anunciar o nome do vice escolhido pessoalmente por ela. Na mesma tarde, o PL deve indicar o nome do vice de Mariana durante sua convenção na casa de shows Talismã.

Os partidos de esquerda, excluindo o PSB, decidiram realizar uma convenção única no próximo sábado, às 17 horas, no auditório da Unopar, para oficializar a candidatura de Célio Lopes, do PDT. A aliança incluirá o PT, PC do B, PV, e possivelmente a Rede e o Psol, que realizarão suas convenções na manhã do mesmo dia no Boteco do Sul, localizado na avenida Jatuarana. Samuel Costa, da Rede, é indicado como pré-candidato à Prefeitura, mas também pode ser confirmado como vice na chapa de Célio Lopes.

Léo Moraes, do Podemos, outro candidato forte, agendou sua convenção para o dia 3 de agosto, onde oficializará sua candidatura, do vice e dos postulantes à vereança.

Com essas movimentações, o cenário político de Porto Velho ganha forma, embora a dinâmica da política possa trazer novas surpresas. As definições e alianças estabelecidas até agora são sinais claros de uma campanha intensa e disputada, com cada candidato buscando consolidar seu espaço e apoio entre os eleitores.

 

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.