Siga nossas redes sociais

Terça-feira, 25/01/2022

JH Notícias

Sphera Engenharia - Empresa de Construção e Reformas em Porto Velho - Rondônia

Política

ENTREVISTA NO JH – Vereadora Márcia Socorrista diz que é pré-candidata à ALE/RO e vai levar causa animal para outro patamar

Ela afirmou que a construção de uma UPA Veterinária está encaminhada na capital

WhatsApp
Banner publicitário da Prefeitura de Porto Velho - IPTU 2022

A vereadora Márcia Socorrista (PP) visitou a redação do jornal JH Notícias para falar sobre a sua trajetória na luta da causa animal, seu ingresso na política, sua relação com Porto Velho, pretensões eleitorais para 2022, além dos desafios de ser a primeira parlamentar do legislativo municipal a levar a pauta da defesa do direitos dos animais como foco de trabalho.

 

Nascida no sertão do  estado do Ceará, Márcia Socorrista criou laços muito fortes com a capital de Rondônia, ela morou grande parte de sua vida no bairro Areal da Floresta, região localizada na zona Sul da cidade, foi lá onde desenvolveu projetos sociais e durante 14 anos conviveu com proximidade da comunidade local. Temente a Deus, Socorrista afirma que sua luta pela causa animal é uma vocação divina que foi dada à ela.

 

“Eu comecei de forma ativa nessa causa animal após passar por uma revelação, eu estava com nojo de um tapuru e quando ouvi a voz de Deus me dizendo “- Porque tem nojo da minha criação?”, foi a partir desse momento que eu decidi colocar essa luta como projeto de vida, já que cheguei ao entendimento que toda forma de vida precisa de proteção, pois são criaturas divinas, cada uma com sua devida importância e muitas não podem se proteger sozinhas”, disse Márcia Socorrista.

 

E foi a luta da causa animal que levou Socorrista a tentar pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal, segundo a vereadora, a sua eleição foi uma surpresa já que ela não possuía base eleitoral, apenas a bandeira da defesa dos animais, e quase nenhum dinheiro injetado na campanha recebeu 1.425 votos.

 

Para Márcia Socorrista, os animais são seres sensitivos, assim como os humanos, eles passam por frio, sede, fome, depressão, tristeza, pânico e possuem uma alma dentro deles, e foi a situação que ela enxergava como um caos no que diz respeito à causa animal  que a levou para o campo político.

 

“Na Câmara estava faltando a presença da causa dos animais, em onze meses conseguimos caminhar muito com a aprovação de projetos de vital importância e para isso estou contando com o apoio dos meus pares de vereança, que sempre se mostram receptivos às minhas pautas”, disse Márcia Socorrista.

 

Porém, nem tudo são flores no dia a dia de uma vereadora socorrista de animais, de acordo com Márcia a vereança ampliou seu poder de ajuda, porém, ainda não lhe dá condições de atender todos os animais que necessitam de auxílio em Porto Velho e algumas pessoas acabam achando que ela não quer ajudar e geram ataques de ódio as redes sociais.

 

Atualmente Márcia Socorrista banca um abrigo próprio com mais de 70 animais e apoia diversas entidades e ações relacionadas ao socorro de animais de rua. A vereadora vem lutando para que o seu sonho de ver a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA em Porto Velho seja concretizado e para isso busca articulação junto ao Poder Executivo, onde ela garante ter uma ótima relação com o prefeito, Hildon Chaves (PSDB) e a primeira dama Ieda Chaves (PSDB).

 

“O local dessa UPA Veterinária seria no espaço do Centro de Zoonoses onde nossos animais teriam atendimento público gratuito e 24 horas por dia em Porto Velho, um sonho para qualquer pessoa que ama os animais”, relatou Márcia Socorrista.

 

E não é só com o Executivo que a vereadora exerce papel de influência na luta pela causa animal. Sua articulação com o Congresso Nacional trouxe recursos para o fortalecimento da Patrulha Animal promovida pelas forças de segurança pública, além de recurso de R$ 500 mil para a construção de um abrigo para animais.

 

“Os deputados (a) Léo Moraes e Jaqueline Cassol estão muito presentes nas minhas pautas e sempre se mostram dispostos no apoio à causa animal”, falou Márcia Socorrista.

 

Quando o assunto são as pautas legislativas polêmicas apresentadas por Márcia Socorrista, a única que gerou alguma espécie de atrito foi a que regulamenta os fogos de artifícios em Porto Velho, a vereadora teve de sentar e articular com os donos de casas de fogos de artifícios, esclarecendo os pontos do projeto, que acabou não passando pela Câmara.

 

Vitoriosa em sua primeira corrida eleitoral, Márcia Socorrista almeja voos mais altos e garantiu que é pré-candidata à deputada estadual pelo PP.

Segundo ela, um mandato na Casa de Leis do Estado iria levar a causa animal para um outro patamar, já que dotado de recursos através de emendas parlamentares e prerrogativas garantidas ao mandato, seria possível ajudar de forma considerável não apenas os animais, mas, toda o ciclo da vida através da natureza dentro do estado de Rondônia.

 

“Sou pré-candidata a deputada estadual, tenho uma relação muito boa com o meu partido e vejo que o parlamento estadual necessita de um gabinete voltado para a causa animal, destinando emendas, indicando ações para o Governo e promovendo serviços de grande amplitude, mas tudo fica no  desejo de Deus, se ele permitir, me sinto preparada”, garantiu Márcia Socorrista.

Com menos de um ano vivenciando a experiência na vida pública, Márcia Socorrista alega que consegue entender o jogo e sabe como conquistar o espaço necessário para a garantia do direito à vida através da preservação das espécies vivas.

Curtiu? Siga o JH NOTÍCIAS no Facebook, Instagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias de Rondônia.

Por JH Notícias

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade Banner publicitário da Prefeitura de Porto Velho - IPTU 2022
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais em Política

Compartilhe esta notícia: