Publicidade

Esquema internacional de espionagem é investigado pela Polícia Federal em Pimenta Bueno

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Divulgação

CONSPIRAÇÃO

Publicidade

Ações conspiratórias sempre existiram e  prendem a  atenção do público quando vão parar no cinema. Filmes como JFK A  Pergunta Que Não Quer Calar, Teoria da Conspiração, Inimigo do Estado e mais recente a trilogia Burne, são clássicos de sucesso.

Divulgação

VIGILÂNCIA

Em  todos os enredos, alguém ou algo é o foco de um monitoramento implacável. Isso acontece  porque os investigados sabem demais ou  de alguma maneira podem “derrubar” corporações, políticos  ou organizações.

LÍDERES

Isso costuma sempre ocorrer no entorno de grandes lideranças – principalmente políticas – que tem o poder nas mãos e de alguma maneira podem beneficiar grandes grupos empresariais com interesses diversos.

FICÇÃO

No cinema americano, normalmente são retratados interesses da  indústria bélica ou de grandes conglomerados financeiros  que lucram bilhões em negociatas com entidades públicas  diversas.

Divulgação

RONDÔNIA

No caso de nosso Estrado, acho que nem o mais capacitado escritor, diretor ou roteirista, entenderia a razão de espionagem internacional  em uma cidade que tem pouco mais de 36 mil habitantes, tendo a prestação de serviços como maior gerador de renda.

PF

Está em sigilo na Polícia Federal uma investigação sobre uma organização criminosa que estaria  atuando em Pimenta Bueno, na região Sul do estado, vigiando políticos e pessoas ligadas a política local.

Foto: Gov. de Rondônia

SUSPEITOS

Os suspeitos seriam comandados pelo detetive português Manuel Luiz  Vieira Xufre, 52 anos, que foi preso na Bahia, ano passado, pela Polícia Rodoviária Federal.

Foto: Youtube

SUSPEITOS 2

Segundo a polícia, ele foi reconhecido pelos policiais frequentando uma pousada localizada no litoral baiano, região de Ilhéus, após denúncia feita em reportagem do Fantástico, na Rede Globo.

SUSPEITOS 3

Na época dos fatos, a polícia descobriu que havia um mandado de prisão preventiva em aberto contra Manuel Xufre, expedido  pela justiça do Estado de Goiás, por crime de receptação.

SUSPEITOS 4

Manuel e os demais suspeitos seriam de Goiás, onde está sediada  uma empresa de espionagem chamada “O Espião”. Na internet existem vários anúncios dos suspeitos oferecendo serviços de espionagem.

Divulgação

SUSPEITOS 5

Manuel é acusado de participar de um esquema fraudulento de informações pessoais sigilosas. Ele fazia parte do mercado clandestino que vendia pacote de dados como endereço, RG, telefone, declaração de imposto de renda e senhas de outras pessoas. Manuel já teria sido preso em três estados brasileiros.

MP 

A investigação iniciada pelo Ministério Público identificou a quadrilha apontada como responsável por quebrar sigilo das informações pessoais de um juiz que fiscalizava os principais presídios do Rio Grande do Sul. O suspeitos acessaram as informações de acesso exclusivo da polícia e da Justiça.

GLOBO

Segundo a reportagem do Fantástico, um dos envolvidos, um policial militar, alugou a senha de acesso ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado por R$300.

Divulgação

INVESTIMENTO

Uma fonte ligada  à investigação disse que a empresa dos suspeitos cobra,  em média, 10 mil reais de diária para espionar alguém. Em Pimenta Bueno a polícia identificou 4 carros e 2 motos usadas pelos suspeitos.

ACOMPANHAMENTO

Na abertura da Festa Agropecuária de Pimenta Bueno, há duas semanas,  a polícia monitorou 3 suspeitos  seguindo a candidata a  prefeita pelo partido Podemos, professora Marcilene e também o vereador Cássio Ribeiro, presidente local do partido.

Divulgação

ACOMPANHAMENTO 2

Os suspeitos estavam com seus veículos adesivados com propaganda política de Marcilele. Além disso, eles já teriam sido vistos em carreatas e infiltrados em reuniões partidárias organizadas pelo Podemos.

PERIGO

O grupo político da professora já pediu investigação policial para apurar até onde os suspeitos já chegaram. Eles são especializados em hackeamento de dados, invasão de contas, quebra de sigilo telefônico e acesso à senhas bancárias e de órgãos públicos como a Justiça.

Foto: Rondônia Urgente

OPINIÃO   

Os políticos vigiados pela quadrilha já providenciaram segurança pessoal e aguardam as investigações da PF. O  caso é considerado o  mais escandaloso de espionagem política já visto em Rondônia.

OPINIÃO 2

O que mais chama atenção nessa história é que interesses estariam em jogo no processo eleitoral de pimenta Bueno e quem teria cacife financeiro para bancar o grupo de espiões, já que o valor da vigilância realizada pelos suspeitos  ultrapassaria 300 mil reais por mês.

SABATINA

Na noite de ontem, a REMA TV deu sequência à sabatina com os candidatos a prefeito de Porto velho. O entrevistado da vez foi o candidato Benedito Alves, do partido Solidariedade.

Divulgação

 

SABATINA 2

Benedito que já foi conselheiro no Tribunal de Contas do Estado e também Secretário Estadual de Finanças no Governo Confúcio, disse que Porto velho é uma cidade carente de investimentos e organização na saúde, educação, urbanização, habitação, entre outros setores de gestão.

SABATINA 3

O candidato disse estar preparado para atender as necessidades da população e destacou que vem caminhando nos bairros e distritos levando suas principais propostas de governo.

SABATINA 4

A sabatina com os candidatos prossegue hoje com a candidata a prefeita pelo União Brasil, Mariana  Carvalho. O programa inicia às 21 horas com transmissão em tv aberta pelo canal 5.1 e também pelo Youtube da REMA TV,  na internet.

PESQUISA

A Rede Amazônica divulgou ontem, pesquisa Quaest que mostra a  candidata Mariana Carvalho (União) liderando  as intenções de voto para o 1º turno em Porto Velho com 56%. Os candidatos Léo (Podemos),  Euma Tourinho (MDB) e Célio Lopes (PDT) estão tecnicamente empatados em 2º lugar.

PESQUISA 2

Foi  a segunda pesquisa contratada pela emissora nesta eleição. A margem de erro máxima da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança é de 95%.

PESQUISA 3

Foram  entrevistados 704 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 14 e 16 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-08775/2024.

Anúncie no JH Notícias