No primeiro fim de semana de campanha para as Eleições Municipais de 2024, o aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu um total de 4.396 denúncias até as 18h da segunda-feira, 19 de agosto. As denúncias foram provenientes principalmente dos estados de São Paulo (695), Minas Gerais (514) e Rio Grande do Sul (422). A propaganda eleitoral para os cargos de prefeito e vereador teve início na sexta-feira, 16 de agosto.
No estado de Rondônia, foram registradas 91 denúncias, distribuídas entre vários municípios. Ji-Paraná liderou com 44 denúncias, seguido de Pimenta Bueno e Porto Velho, ambos com 13 registros. A maior parte dessas denúncias refere-se a propaganda eleitoral irregular, principalmente envolvendo candidatos ao cargo de vereador, somando um total de 2.196 denúncias.
A versão mais recente do aplicativo Pardal está disponível para download gratuito nas lojas de dispositivos móveis, como Google Play e App Store. Além do Pardal Móvel, o sistema também pode ser acessado pelo Pardal Web e Pardal ADM, ampliando o alcance e a facilidade de uso pelos eleitores para reportar irregularidades.
A principal novidade deste ano é a possibilidade de denunciar desvios em campanhas eleitorais na internet. A Portaria nº 662/2024, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (16), estabelece as diretrizes para o uso do aplicativo, que agora abrange também a denúncia de propagandas inadequadas na internet.
O aplicativo Pardal é específico para denúncias de propaganda eleitoral irregular, mas também oferece direcionamento para outras queixas relacionadas a desinformação eleitoral e crimes eleitorais. Denúncias sobre desinformação podem ser enviadas pelo Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) ou pelo serviço SOS Voto, acessível pelo número 1491.
A Justiça Eleitoral reforça a importância da participação da sociedade na fiscalização do processo eleitoral, utilizando ferramentas como o Pardal para garantir a integridade das eleições.