Cumprindo agenda parlamentar e preocupado com a situação que se encontra o município de Guajará-Mirim – RO, devido a crise sanitária do Covid-19, o vereador Romerito Pereira (Republicanos), esteve nesta quinta-feira (11) com a prefeita, Raissa da Silva Paes e o secretário de saúde, Rafael Ripikl Rabelo, para tratar de vários assuntos de interesse da população. Participaram da reunião os vereadores Wem Cacami (PSDB), Kerling Brito (PDT), Augustinho Figueiredo (PSB).
Os vereadores apresentaram varias demandas a prefeita, dentre os assuntos mais discutidos estão a contratação de servidores da saúde, para atuarem na linha de frente da pandemia do novo Coronavírus, o início da vacinação dos idosos acima de 80 anos e a distribuição de medicamentos para atender a população que testa positivo para a covid.
Quanto a contratação de profissionais para atuarem na linha de frente da pandemia, a prefeita Raissa afirmou que ainda nesta quinta-feira (11), estaria assinando a autorização para abertura de processo seletivo para início destas contrações. Romerito destaca que é de suma importância o reforço do efetivo, pois muitas vidas estão sendo perdidas e a quantidade de profissionais que estão na linha de frente é insuficiente, o que acaba sacrificando os servidores que tem que se desdobrarem para atender a população.
Vacinação
O secretario de saúde, atendendo pedido dos vereadores Romerito Pereira e Augustinho Figueiredo, informou que está programado para iniciar nesta sexta-feira (12) a vacinação dos idosos acima de 80 anos no distrito do Iata. Para receber a vacinação, o morador terá que apresentar carteira de identidade, cartão de vacinação e cartão do SUS.
Preocupado com os moradores do distrito de Surpresa, o vereador Wem Cacami solicitou informações quanto o inicio da vacinação no distrito, o secretário Rafael Ripikl disse que para atender o pedido do parlamentar, o distrito de Surpresa será incluído na programação e terá inicio a vacinação já na próxima semana.
Os familiares dos idosos acamados, ou que por qualquer motivo não puderam ir até a frente da prefeitura, devem comunicar à Unidade Básica de referência desse idoso, para que a vacinação seja feita em casa. De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos que tiveram Covid nos últimos 30 dias, quem está gripado ou com sintomas de Covid, não podem tomar a vacina.
Romerito agradeceu o comprometimento da prefeitura , bem como do secretário Rafael Ripikl em atender a população, colocou seu mandato a disposição e disse que vai continuar acompanhando o andamento das pautas apresentadas até sua conclusão.