A cantora Anitta respondeu de maneira sarcástica à moção de repúdio aprovada pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 23 de maio. A moção, que também inclui críticas às cantoras Madonna e Pabllo Vittar, acusa as artistas de promoverem “conteúdo nocivo” e vilipendiar a fé da maioria da população brasileira durante um show realizado no início de maio em Copacabana.
Em seus stories nas redes sociais no sábado, 25 de maio, Anitta expressou sua resposta de forma irônica: “Tô muito mal, tô preocupadíssima, isso acabou comigo. Como eu vou viver?”. A cantora também criticou a celeridade com que os deputados lidaram com o assunto: “Se for para resolver um negócio sério, não tem esse tempo, tudo demora. Agora, para essa babaquice tem tempo? Vai trabalhar, gente. Eu mesma só tive tempo de ver isso agora. Vai arrumar o que fazer.”
A moção de repúdio foi proposta pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ), que argumentou que Madonna utilizou símbolos e elementos de ritos satânicos em deboche à religião cristã. Anitta e Pabllo Vittar foram citadas por apresentarem conteúdos considerados eróticos. “O caráter erótico e de inspiração pornográfica de suas coreografias, que simulavam posições sexuais e verdadeiras orgias no palco, além de torná-las impróprias à audiência mais jovem da apresentação, ofende gravemente os princípios morais da maioria da população brasileira,” dizia um trecho do texto.
A votação da moção foi aprovada por deputados como Chris Tonietto (PL-RJ), Dr. Allan Garcês (PP-MA), Cristiane Lopes (União-RO), Clarissa Tércio (PP-PE) e Júlia Zanatta (PL-SC). Além das artistas, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito Eduardo Paes, também foram criticados por permitirem investimentos públicos no show.
Apesar das críticas e da moção de repúdio, o documento não traz implicações legais para as artistas. Mantendo seu tom sarcástico, Anitta concluiu: “Hoje eu acordei arrasada, desolada, sem chão,” referindo-se às acusações.
O show de Madonna em Copacabana, que gerou controvérsia, também teve um impacto econômico significativo, movimentando cerca de R$ 293,4 milhões na economia carioca, segundo estimativas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Anitta, por sua vez, continua sua agenda, com compromissos no Senado para tratar de questões ambientais com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
A resposta de Anitta à moção de repúdio mostra sua postura crítica em relação às ações dos deputados e destaca a divergência entre a percepção das artistas e a visão dos parlamentares sobre o que constitui conteúdo apropriado. O debate em torno da liberdade artística e dos valores morais continua a reverberar na sociedade brasileira, refletindo as tensões culturais e políticas do país.