INDIFERENÇA
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), que é líder do governo na Assembleia, denunciou a negligência do Governo que defende com a saúde pública, enfatizando a necessidade de uma intervenção federal. Disse que falta até dipirona nas unidades de saúde.
INCOMPETÊNCIA
O deputado ressaltou que já há um colapso no sistema de saúde e que o Governo do Estado demonstra incapacidade de atender às demandas da população. Queiroz não poupou críticas à gestão do secretário de saúde, Jeferson Rocha.
INTERIOR
O deputado afirmou que pacientes de Porto Velho estão sendo transferidos para Vilhena por falta de atendimento, o que escancara a falência do sistema.
JP II
Demonstrando indignação, o deputado também afirmou que “Pacientes internados no Hospital João Paulo II não têm acesso nem mesmo à medicação básica para alívio da dor, como a dipirona injetável. A analgesia deve ser garantida imediatamente ao ingresso do paciente em uma unidade de saúde. É inadmissível que a gestão pública permita que isso ocorra”.
SAÚDE
Queiroz destaca que a situação reflete o sucateamento do sistema. “Isso é intolerável. Algo precisa ser feito para assegurar dignidade e respeito aos pacientes e profissionais que enfrentam diariamente essas condições desumanas”, declarou o parlamentar.
ECO
O deputado Ismael Crispin acompanhou o discurso de Alan Queiroz, pontuando situações que ele conhece de pacientes que estão na fila de espera para cirurgia e não conseguem realizar os procedimentos.
OUTRO LADO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu em nota, que não há falta do medicamento Dipirona Sódica 500mg em suas apresentações comprimido e injetável nos hospitais públicos estaduais.
OUTRO LADO 2
Informou ainda que, em novembro de 2024, foram entregues 20 mil unidades ao Pronto-Socorro João Paulo II e 25 mil unidades ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
OUTRO LADO 3
A Sesau ressalta que a escolha do tratamento adequado para o restabelecimento da saúde dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é realizada exclusivamente pela equipe médica, que está à disposição para esclarecer dúvidas e atender às solicitações de pacientes e familiares.
OPINIÃO
A denúncia do deputado Alan Queiroz é muito séria e merece atenção e reflexão. Pois quem está denunciando não é alguém da oposição e sim o líder do próprio governo na Assembleia.
OPINIÃO 2
O desabafo no plenário, pareceu uma reação provocada pela cobrança de pessoas que conhecem o deputado e teriam sido afetadas diretamente pela situação. É inimaginável que o deputado Alan Queiroz não tenha conversado com o secretário de saúde, Jeferson Rocha, antes de tomar tal atitude.
OPINIÃO 3
Se falou e não foi atendido, usou o local certo para expor a situação. Cabe agora ao governo solucionar o problema ou mostrar que tudo não passou de falácia.
APROVADO
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou Projeto de Lei Nº 693/24, de autoria do Deputado Ismael Crispin (MDB), que declara a Escola Bíblica Dominical como Patrimônio Imaterial do Estado de Rondônia.
UNÂNIME
O projeto, que recebeu apoio unânime dos parlamentares, visa reconhecer a importância histórica, cultural e social da Escola Bíblica Dominical para a população rondoniense. Crispin destacou a forte manifestação cristã presente no estado e o papel fundamental que a Escola Bíblica desempenha na formação moral e espiritual dos cidadãos.
MAIS UM
Outro projeto aprovado pela ALE foi o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural, de autoria do deputado estadual Pedro Fernandes (PRD). A iniciativa, que institui o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos jovens rondonienses entre 16 e 29 anos que vivem no meio rural e enfrentam dificuldades de renda.
LÍDERES
O programa, estruturado com base nos princípios de desenvolvimento sustentável, cooperação público-privada e acesso facilitado ao crédito rural, busca transformar os jovens beneficiados em líderes empreendedores.
CONDIÇÕES
Fernandes disse que a iniciativa proporciona aos jovens ferramentas para aprimorar sua capacidade técnica e ampliar seu acesso ao crédito e às tecnologias rurais, possibilitando a criação de uma geração de produtores rurais qualificados e engajados com a sustentabilidade. A proposta seguirá agora para sanção do governador.
NATAL NA ALE
Falando em Assembleia Legislativa, a Casa de Leis inaugurou o “Natal de Portas Abertas”, com iluminação e decoração natalina. O “Natal de Portas Abertas”, contou também com fogos de artificio, além de figuras tradicionais dessa época do ano, como os Três Reis Magos e, claro, o Papai Noel, que fez o delírio das crianças que estavam no local.
BEM-VINDO
Para aproximar ainda mais a Assembleia Legislativa da população, durante os finais de semana, acontecerão visitas guiadas ao plenário da Casa de Leis, onde ocorrem as votações de projetos que impactam a vida dos rondonienses.
BEM-VINDO 2
Outro espaço a ser visitado é a presidência do Poder Legislativo. Os tours pelo interior da Assembleia terão duração de 30 minutos e serão conduzidos por servidores da casa. Eles explicarão todo o funcionamento do processo legislativo.