Publicidade

NA CONTRAMÃO – Euma Tourinho, candidata do MDB, recebe apoio de Simone Tebet e reforça alinhamento com a esquerda

Ela está no mesmo campo político que os candidatos Célio Lopes (PDT) e Samuel Costa (REDE), disputando os votos da esquerda em Porto Velho.
Publicidade

A candidata à prefeitura de Porto Velho, Euma Tourinho (MDB), reforçou sua posição política com o apoio da ministra Simone Tebet, integrante do governo Lula. Apesar de se apresentar como a mudança que a cidade precisa, esse apoio explicita seu alinhamento com a esquerda, uma vez que o MDB faz parte da base do governo federal. Tourinho, no entanto, não representa uma novidade para Porto Velho; ela é apadrinhada pelo senador Confúcio Moura e pelo deputado federal Lúcio Mosquini, ambos aliados do governo Lula em Rondônia.

Euma Tourinho tenta se colocar como uma alternativa política, mas seu discurso de mudança parece não encontrar respaldo nas alianças que construiu. Ela está no mesmo campo político que os candidatos Célio Lopes (PDT) e Samuel Costa (REDE), disputando os votos da esquerda em Porto Velho. A ligação direta com figuras políticas estabelecidas e defensores de Lula no estado, como Confúcio Moura e Lúcio Mosquini, sugere que sua candidatura está mais alinhada com a continuidade do que com qualquer tipo de renovação.

Publicidade

Essa proximidade com a base do governo Lula pode ser um desafio para Euma Tourinho. A população de Porto Velho, que tradicionalmente rejeita candidatos associados à esquerda, poderá questionar a autenticidade de seu discurso de mudança. Ao não esclarecer sua posição política e evitar discutir abertamente seus apoios, a candidata corre o risco de ser vista como mais uma representante da esquerda, sem oferecer as transformações que tanto promete.

Anúncie no JH Notícias