O governo Marcos Rocha pode ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que pode ser instaurada até a próxima semana pela Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO. A informação foi repassada pelo deputado estadual Jesuíno Boabaid durante sessão plenária desta terça-feira (25).
De acordo com Boabaid, o governo vem supostamente cometendo irregularidades constitucionais e crime de responsabilidade no que tangencia a gestão do sistema de saúde no Estado, em especial o atendimento aos rondonienses que buscam atendimento de urgência e emergência.
“Eu fiz a leitura de alguns apontamentos sobre possíveis crimes de responsabilidade e acredito que até a próxima semana podemos solicitar uma CPI, até o dia 31 de janeiro somos deputados e devemos uma resposta à altura à sociedade rondoniense”, garantiu Jesuíno Boabaid.
Para que a CPI seja instaurada é necessário que um terço da Casa de Leis assine a proposta.
Ao que tudo indica não haverá problemas em somar essas assinaturas, já que a grande maioria dos deputados se manifestaram indignados com o atual sistema de saúde, entre eles o deputado Eyder Brasil, que afirmou em sessão que chegou a ser alvo de perseguição por parte do atual governo em decorrência de divergências eleitorais.
Mesmo com os profundos problemas apresentados pelos deputados em sessão plenária, o sistema de saúde pública em Rondônia teve o deputado federal eleito Fernando Máximo à frente da pasta por mais de três anos.