Search
Close this search box.

OPINIÃO E POLÍTICA – Lago da UHE e CPI de Confúcio serão analisados após carnaval na ALE/RO – Por João Paulo Prudêncio

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal eletrônico JH Notícias e atua no jornalismo eletrônico há mais de dez anos. Informações e contato com a coluna através dos telefones: (69) 99230-0591 (Watssap) e (68) 99217-1709.

Sindicância

A Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão – SEPOG, já deu os devidos encaminhamentos para a realização da apuração de suspeitas envolvendo a construção de uma unidade da UNISP no interior do estado. A obra já foi entregue, porém engenheiros da secretaria irão analisar se houve descumprimento dos prazos estipulados em contrato.

Eletrobras

Assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB) o processo de privatização da Eletrobras parece seguir um caminho sem volta, a proposta já está no Congresso e será analisada pelos deputados assim que começar o ano legislativo. A privatização se dará por meio do aumento do capital social da empresa, que oferecerá novas ações na bolsa e, com isso, a participação dos atuais acionistas será diluída.

Ou seja

Na verdade a Eletrobras será entregue nas mãos do sistema financeiro, um empreendimento que custou muito dinheiro e até a vida de alguns cidadãos brasileiros, que será entregue à preço de banana para grupos empresariais que irão lucrar bastante, já que o brasileiro paga uma das tarifas de energia mais caras do mundo.

Sem gato

Com a privatização da Eletrobras a cultura do gato será exterminada, uma vez que na mão do poder privado as fiscalizações e autuações serão severas e sem perdão. Mais uma vez o cidadão mais humilde ficará nas mãos dos magnatas e não se espante se daqui há alguns anos o acesso a energia elétrica transforma-se em assessoria apenas para o bolso da parcela mais rica do país.

Depois do carnaval 

As sessões plenárias da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia retornarão na segunda semana de fevereiro, em ano de eleição os deputados terão de votar pautas complicadas e vital importância social e política do estado, entre eles a elevação da cota do reservatório da usina de Santo Antônio e o pedido de CPI para apurar as denuncias de pagamento indevido de R$ 30 milhões do governo do estado à uma empreiteira que está sob suspeita da justiça.

Dureza

O ano promete ser duro para os parlamentares, no caso da usina, tudo indica que a maioria do interior irá garantir a elevação da cota mesmo sem a pactuação do Ministério Público Federal – MPF, como já foi antecipado pela coluna. Já no caso da CPI de Confúcio Moura será mais complicado, porém tudo indica que quatro deputados já se mobilizaram para dar andamento às investigações.

Dupla 

Está quase tudo acertado para que o PMDB em Rondônia saia com uma chapa puro sangue, colocando Raupp e Confúcio na disputa ao Senado e o presidente da ALE/RO. Ambos tem histórico de denuncias de corrupção e já foram ou são alvo de investigação de autoridades policiais.

A coluna

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal eletrônico JH Notícias e atua no jornalismo eletrônico há mais de dez anos. Informações e contato com a coluna através dos telefones: (69) 99230-0591 (Watssap) e (68) 99217-1709.

Fonte: JH Notícias

Combate Clean Anúncie no JH Notícias