Search
Close this search box.

OPINIÃO E POLÍTICA – “Não guardo mágoa, vou mostrar trabalho”, diz Fogaça apos polêmica nomeação – Por João Paulo Prudêncio

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal eletrônico JH Notícias e atua no jornalismo eletrônico há mais de dez anos. Informações e contato com a coluna através dos telefones: (69) 99230-0591 (Watssap) e (68) 99217-1709.

Polêmica da semana

Com a chegada da sexta (19) mais uma semana se finda e o clima político interno e externo no estado de Rondônia se acentua cada vez mais. Entre os internautas de Porto Velho, o debate dessa semana foi a nomeação do jornalista e ex-vereador, Everaldo Fogaça, na equipe de trabalho do prefeito Hildon Chaves, fato que rendeu uma porção de memes, inimizades e debates.

O motivo 

Veiculada amplamente na rede através do blog do articulista local, Carlos Caldeira, a portaria que nomeou Everaldo Fogaça chamou atenção da comunidade em decorrência do jornalista ter sido um dos principais fiscais do trabalho da prefeitura de Porto Velho, cobrando de forma incisiva as necessidades e denunciando os maus feitos quando preciso, motivo pelo qual teve seu ano de 2017 marcado por perseguições na rede, com ofensas através de artes gráficas e mensagens de ódio.

 

Mudanças

Após mudar mais de 11 secretários em 2017, praticamente um por mês, Hildon vêm realinhando seu staff, besta que não é, o prefeito sabe que terá um inverno rigoroso com a cheia que se aproxima e se não tiver pessoas dispostas a colocar a “mão na massa” periga sofrer do mesmo mal que tirou o segundo mandato de Mauro Nazif (PSB). Entre os nomes na pasta do prefeito estava o de Fogaça, notoriamente conhecedor das problemáticas envolvendo cada bairro da capital, tanto pela condição de vereador, quanto pela condição de jornalista.

A reunião 

Hildon chamou Fogaça e após uma conversa onde ambos expuseram suas frustrações com a relação corroída pelos enfrentamentos do ano passado, o acordo foi firmado, deixando irritada inclusive a ala do PSDB que não perdoa Fogaça pelas cobranças feitas à prefeitura. A partir desse momento o nome de Everaldo Fogaça passou a ser colocado publicamente como traidor e oportunista, e o furor dos “haters” se voltaram contra o jornalista.

Ética

É claro que entre os profissionais de imprensa existe um código velado de ética onde um não bate no outro, obviamente se excluindo situações de crime, até porquê é necessário saber o que de fato está acontecendo dentro dos bastidores de profissão antes de informar a comunidade com meias certezas absolutas.

Fogaça

De acordo com o jornalista, em uma conversa exclusiva concedida a coluna Opinião e Política, ele não guardou mágoas dos ataques recebidos, aliás, já esperava uma reação semelhante por partes de setores da sociedade que insistem em pregar a política do ódio, prendendo as pessoas à convicções que mesmo sendo benéficas à sociedade, não podem ser mudadas. Fogaça relatou que tem um compromisso traçado com a comunidade desde o período em que exerceu a vereança na capital e enxergou na parceria com Hildon a oportunidade de colocar em prática soluções para problemas básicos que afligem a população, como o acesso à rede de energia elétrica.

O trabalho

O primeiro serviço que Fogaça terá de desempenhar à frente de seu novo posto público será a intermediação no acesso à rede de energia para os moradores dos bairros Porto Cristo e Renascer, comunidades que aguardam ansiosas pela mão do poder público no intuito de resolver problemáticas dessa natureza. Será bem mais interessante ao prefeito e a comunidade de Porto Velho, que um jornalista de renome e entendedor dos meios políticos negociem essas ações ao invés de nomearem um indicado qualquer de partido.

Por fim 

Fogaça afirmou que tem a exata noção do tamanho da cobrança que receberá agora que está do lado de cá do balcão político novamente, porém, de acordo com ele, isso serve de motivação para que ele mostre o tamanho da sua vontade em contribuir para que a cidade de Porto Velho ofereça uma condição digna de vida, principalmente à população mais carente. O trabalho de jornalista de Fogaça continuará, mostrando o que tem de ruim e bom dentro da cidade de Porto Velho. Que ele não decepcione a comunidade e seus colegas de imprensa.

#PFnoCongresso

De olho na continuidade da operação Lava Jato, membros da comunidade civil organizada estão promovendo uma ação através da tag #PFnoCongresso. Trata-se de uma mobilização para eleger a maior bancada possível de senadores e deputados federais agentes da Polícia Federal e comprometidos com as investigações de corrupção, publicações de apoio às ações de combate à improbidade nos órgãos públicos devem vir com acompanhadas de #PFnoCongresso.

A coluna

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal eletrônico JH Notícias e atua no jornalismo eletrônico há mais de dez anos. Informações e contato com a coluna através dos telefones: (69) 99230-0591 (Watssap) e (68) 99217-1709.

Fonte: JH Notícias

Combate Clean Anúncie no JH Notícias