A bancada do PSDB na Câmara Municipal de Porto Velho sofreu um duro golpe na manhã desta sexta-feira (10), com o afastamento do vereador Thiago Tezzari, um dos três parlamentares tucanos que integram a Casa de Leis.
Com a decisão, o partido poderá ter um novo nome ocupando temporariamente o mandato. O suplente Francisco Evaldo de Lima, conhecido como Evaldo da Agricultura, deve ser convocado para assumir a vaga deixada por Tezzari, cujo afastamento inicial é de 30 dias, podendo ser prorrogado conforme o andamento das investigações e a análise do material apreendido pela polícia.
Evaldo da Agricultura obteve 2.187 votos nas eleições de 2024 e é servidor público de carreira. Já atuou como secretário municipal de Agricultura (Semagric), além de ter exercido funções na Emater e na Assembleia Legislativa de Rondônia, onde foi assessor parlamentar.
Agora, resta saber qual será a decisão da Mesa Diretora da Câmara, se manterá o Parlamento com apenas 22 vereadores durante o afastamento ou se convocará oficialmente o suplente do PSDB para ocupar o cargo.