O governador de Rondônia, Marcos Rocha (UNIÃO), confirmou sua presença na reunião convocada pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), que irá afinar os pontos de cada estado para a formulação da redação final da reforma tributária, que deve tramitar em votação no Congresso Nacional antes do recesso do meio do ano.
A reunião acontece nesta quinta-feira (22) e o governador Marcos Rocha participará de forma remota do debate que contará com a presença de governadores e secretários de Fazenda de todo o país.
A agenda principal do encontro será a formatação do fundo de desenvolvimento regional, que serviria para compensar os estados e municípios pelo fim dos benefícios fiscais concedidos.
De acordo com o Ministério da Fazenda, esse fundo pode começar a operar com R$ 40 bilhões.
“Que se discuta se vai ter fundo de desenvolvimento regional ou não, qual a fonte, como se dividirá, quais os problemas dos Estados do Centro-Oeste, que são exportadores. Como a reforma vai ser o alvo no consumo, esses Estados se preocupam, é natural, como se preocupam os Estados do Norte, Nordeste, os Estados do Sudeste e Sul. Todos com suas peculiaridades”, disse Lira em evento organizado pelo SESI em Brasília.
Essa reunião poderá definir os pontos finais dessa reforma, que é aguardada por milhões de brasileiros há várias décadas.