Publicidade

Rondônia teve aumento na produção pecuária, mas ainda continua com o sexto maior rebanho do país.

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Foto: IDARON

PECUÁRIA 

Publicidade

De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo IBGE, em 2023, Porto Velho tinha 1,7 milhão de cabeças de bovinos, colocando o município na terceira posição entre os maiores rebanhos do país, ficando atrás apenas de São Félix do Xingu (PA) – 2,4 milhões de cabeças – e Corumbá (MS), com 2,1 milhões de animais.

Divulgação 

NOSSO ESTADO

A Pesquisa também mostra que, além de Porto Velho, 18 municípios rondonienses estão entre os cem maiores rebanhos bovinos do país: Nova Mamoré lidera no interior com  1,04 milhão de cabeças.

PAÍS

Com o sexto maior rebanho bovino entre as Unidades Federativas (UFs), Rondônia apresentou crescimento de 47,3% entre 2013 e 2023, passando de 12,3 milhões de cabeças para 18,1 milhões. Entre 2022 e 2023, o crescimento foi de 2,7%.

PAÍS 2

Ainda conforme a PPM, os maiores efetivos, em 2023, estavam no Mato Grosso (quase 34 milhões de bovinos), Pará (25 milhões de animais), Goiás (23 milhões de cabeças), Minas Gerais (22 milhões de animais) e Mato Grosso do Sul (18,8 milhões de bovinos).

LEITE

Sobre a produção de leite no estado, a PPM mostra uma redução de 44,5% entre 2018 e 2023. Naquele ano, foram produzidos um bilhão de litros de leite. Já em 2023, foram 644 milhões de litros.

GALINHAS

Em relação ao efetivo de galináceos em 2023,  Cacoal tinha 19,9% do rebanho de Rondônia. Em todo o estado, havia 6,2 milhões de animais, sendo 1,2 milhão em Cacoal.

Foto: Gov. de RO 

GALINHAS 2

Tratando especificamente sobre galinhas, Vilhena é o destaque estadual. O município tinha 317 mil galinhas, correspondendo a 14,1% do efetivo de Rondônia, que foi de 2,2 milhões de cabeças.

PEIXE

Em relação à produção de tambaqui, a Pesquisa da Pecuária Municipal demonstra o domínio rondoniense. Com uma produção de 47 mil toneladas em 2023, Rondônia foi o maior produtor brasileiro, representando 41,5% da produção nacional.

Foto: Gov. de RO

PEIXE 2

Além disso, 36 municípios do estado estão entre os cem maiores produtores, sendo que Ariquemes lidera o ranking nacional, com uma produção de 11,4 mil toneladas, que representou 10,1% da produção de todo o país.

PRÊMIO

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC),  foi premiado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na primeira edição do Programa Startups JT, realizado na sede do TRT-21, em Natal (RN).

Foto: TRT RO 

PRÊMIO 2

O reconhecimento veio em duas categorias: a primeira foi pela contribuição da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do TRT-14 na primeira edição do Programa Startups JT.

AUTOMAÇÃO

A cerimônia destacou projetos inovadores do Programa Startups JT, lançados em março de 2023, com o objetivo de fomentar, desenvolver e acelerar iniciativas voltadas para a automação das atividades judiciais.

Divulgação TJ-RO 

SOLUÇÕES

O programa também visava apoiar o desenvolvimento de soluções capazes de melhorar o dia a dia de servidores e magistrados, aprimorando o funcionamento das unidades judiciárias dos Tribunais Regionais do Trabalho.

RECONHECIMENTO

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-14 foi reconhecida como uma das cinco secretarias que mais contribuiu para o sucesso do programa, sendo premiada por sua excelência e compromisso com a inovação.

SENTENÇA MULTIMÍDIA

A inovação trouxe maior funcionalidade ao PJE e possibilitou a criação de hiperlinks, dos documentos e mídias, reduzindo o tempo de análise do processo e burocracia de movimentação de documentos nos autos, permitindo uma tramitação mais célere e eficiente.

MUDAS

O Judiciário de Rondônia, em parceria com a Ecoliga de Rondônia, está distribuindo mais de 1,5 mil mudas de árvores em 10 fóruns do estado.

Divulgação TJ-RO 

PROJETO

A iniciativa faz parte do projeto “Adote o Futuro”, que busca promover o reflorestamento e a preservação ambiental em diversas comarcas.

SABATINA

Dando sequência à sabatina promovida pela  REMA TV com os candidatos a prefeito de Porto Velho , na noite de quarta-feira e ontem foram sabatinadas as duas mulheres que estão na disputa. Mariana Carvalho do União Brasil e Euma Tourinho do MDB

Montagem 

SABATINA 2

Ambas as candidatas se mostraram bem seguras nas propostas em relação ao que desejam fazer na cidade caso venham a ser eleitas. Mariana, que tem apoio de Hildon Chaves,  prometeu dar continuidade as boas ações realizadas pela atual gestão do município.

SABATINA 3

Euma Tourinho seguiu na linha de criticar a gestão local e prometeu soluções. Pontuou fragilidade na qualidade do  asfalto realizado pela prefeitura, citou ter conhecimento de falta de merenda escolar e de remédios básicos para a população.

SABATINA 4

Na noite de hoje o sabatinado será o candidato Samuel Costa da Federação Rede/Psol. O programa começa às 21 horas, no canal 5.1 da REMA TV e também no Youtube da emissora.

Anúncie no JH Notícias