Publicidade

Saúde alerta para os riscos de morte por problemas respiratórios devido ao ar e a gripe

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Foto: Unimed fortaleza

VACINAS

Publicidade

A  Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), disponibilizou mais de 150 mil doses da vacina contra a Influenza nas unidades de saúde da zona urbana e rural do município.

Foto: Gov. da Paraíba

DIA TODO

A vacinação, que já está em andamento, ocorre das 8h às 18h em todas as unidades de saúde, exceto a Vila Princesa, Santo Antônio e Areal da Floresta, que têm horários diferenciados.

ATÉ O FIM DO MÊS

A campanha iniciou na terça-feira (3) e segue até o dia 26 de outubro. A coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, destaca que o objetivo é vacinar mais de 90% do público-alvo prioritário, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Foto: BBC

DINÂMICA

Segundo  o Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Influenza, a vacina pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

MORTE

A gripe pode variar de sintomas leves a graves, podendo levar ao óbito. A transmissão ocorre por gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para outra suscetível.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A vacina contra a gripe reduz complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da Influenza. Neste primeiro momento, a imunização é voltada para os grupos prioritários, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

NACIONAL

No  Boletim InfoGripe, divulgado  pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção a alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe.

Foto: Fiocruz

NACIONAL 2

Desde janeiro até o mês passado, do total de casos de síndromes respiratórias, 54,9% foram por vírus sincicial e 20,8% por influenza A.

FATAL

Entre as mortes, os dois vírus são os mais presentes. Conforme o boletim, as mortes associadas ao vírus da gripe estão se aproximando das mortes em função da Covid-19, “por conta da diferença do quadro de diminuição da Covid-19 e aumento de casos de influenza”.

FATAL 2

Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país. De acordo com o levantamento, 20 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de aumento de SRAG no longo prazo.

SUSPENSÃO

Falando em idoso,  o Centro de Convivência do Idoso (CCI) anunciou a suspensão de suas atividades  como medida preventiva para proteger a saúde dos idosos que frequentam o local.

Foto: Prefeitura de Porto Velho

SUSPENSÃO 2

As atividades suspensas incluem hidroginástica, educação física ao ar livre, a festa de salão realizada às sextas-feiras, entre outras.

PREVENÇÃO

A decisão foi tomada para evitar que os frequentadores do CCI sejam expostos aos riscos respiratórios agravados pela poluição do ar, que atinge níveis prejudiciais à saúde, especialmente para a população idosa, que é mais vulnerável a problemas respiratórios.

SEM DATA

O CCI permanecerá com suas atividades suspensas até que as condições climáticas de Porto Velho voltem ao normal, permitindo um ambiente seguro para a prática das atividades físicas e de lazer dos idosos.

FOGARÉU

Nos últimos dois meses, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) registrou mais de 360 denúncias de queimadas.

SECA

Neste período crítico de estiagem, a Sema mantém os canais abertos para que a população possa denunciar queimadas. É essencial que os cidadãos colaborem, inclusive enviando fotos que comprovem a infração.

CANAIS

As denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais, que são o Whatsapp: (69) 9 8423-4092 e o e-mail sema@portovelho.ro.gov.br.

FISCALIZAÇÃO

As equipes estão nas ruas para garantir que a legislação ambiental seja respeitada, mas a população também ode ajudar.  Denunciar práticas ilegais não só ajuda a preservar o meio ambiente, como também a proteger a saúde coletiva.

CHACOTA

Virou motivo de piada a propaganda política da candidata Euma Tourinho  que copiou vídeo divulgado por Pablo Marçal, em São Paulo.

CHACOTA 2

Ao se referir a  alguns candidatos como peças que podem ser descartadas – em uma clara demonstração de desrespeito, Euma provocou a ira de Ricardo Frota, Benedito Alves e Samuel Costa, que foram para as redes sociais responder aos comentários de Euma.

CHACOTA 3

Entendo que a manifestação da candidata  foi na contramão do próprio perfil dela. Não me parece sensato tentar mostrar para o eleitor uma imagem caricata em vez da autenticidade.

CHACOTA 4

De bom nisso, somente o tempero azedo em uma campanha que mais parece uma reunião de monges  franciscanos do que efetivamente uma disputa eleitoral. Ao que parece, a equipe de marketing de Euma preferiu tentar copiar o que acontece na disputa em São Paulo do que efetivamente criar boas peças publicitárias.

Anúncie no JH Notícias