Publicidade

Saúde: deputado Delegado Lucas solicita construção de pista de caminhada e academia ao ar livre

Buscando fomentar a prática de esporte e proporcionar benefícios para a saúde física e mental, o deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia para solicitar a construção de uma pista de caminhada com iluminação pública e a implantação de uma academia ao ar livre nas imediações do quartel da Polícia ... Leia mais

Por

Assessoria

women walking exercise in the evening, seeing the orange light of the sun Fresh air

Buscando fomentar a prática de esporte e proporcionar benefícios para a saúde física e mental, o deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia para solicitar a construção de uma pista de caminhada com iluminação pública e a implantação de uma academia ao ar livre nas imediações do quartel da Polícia Militar (PM) e da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), no município de Nova Brasilândia D’Oeste.

A solicitação foi encaminhada ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) e Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Segundo o parlamentar, a indicação atende a uma demanda da população local, especialmente de moradores das proximidades da área indicada, que já utilizam o entorno do quartel e da UNISP para a prática de caminhadas. 

Ainda conforme a justificativa apresentada, a presença das instituições de segurança pública confere ao local um ambiente mais seguro, sendo frequentado, em grande parte, por idosos. “A proposta com nosso pedido é melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando um espaço adequado e seguro para atividades físicas, especialmente para a terceira idade, que já utiliza o local mesmo sem infraestrutura”, destacou Lucas.

Mais de 15 mil moradores

Nova Brasilândia D’Oeste conta com uma população estimada em 15.679 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Publicidade

Os dados demográficos apontam que 9,1% da população tem 60 anos ou mais, o que reforça a importância de ações voltadas à saúde preventiva e ao bem-
estar da comunidade idosa.

“A criação de um espaço estruturado com academia ao ar livre e pista iluminada é fundamental para incentivar hábitos saudáveis, reduzir o sedentarismo e promover o convívio social”, afirmou o deputado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular, como caminhada e corridas, auxilia na prevenção e controle de diabetes, doenças cardiovasculares, e câncer. Também é cientificamente comprovado que a prática de esporte ajuda na redução da ansiedade e sintomas da depressão, além de melhorar o aprendizado e o bem-estar geral.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.