A prefeitura de Espigão do Oeste já pode iniciar o processo licitatório para aquisição de um aparelho de Autoclave Horizontal de Barreira e três camas hospitalares elétricas. O recurso destinado pelo deputado Delegado Camargo (Republicanos) através de emenda parlamentar já está na conta da Secretaria Municipal de Saúde. São mais R$ 250 mil que vão ajudar na melhoria do atendimento à saúde da população.
De acordo com Camargo, esse recurso contempla um dos setores da administração pública que mais tem enfrentado problemas nos últimos anos, a saúde. Para o deputado, é necessário que se reúna todos os esforços possíveis para garantir à população o acesso à saúde de qualidade, com atendimento necessário, com equipamentos eficientes que atendam à demanda dos profissionais de saúde e que garantam conforto e celeridade para os pacientes.
“A saúde pública no nosso estado de Rondônia enfrenta um período muito difícil com falta de atendimentos, falta de profissionais, equipamentos obsoletos e, na maioria das vezes, falta de equipamentos.
Tanto a autoclave quanto as camas hospitalares elétricas serão destinadas ao Hospital Municipal Angelina Georgetti e a solicitação dos equipamentos se dá pela necessidade de melhorar o atendimento à população. Ainda de acordo com a justificativa do pedido recebido pelo deputado Delegado Camargo, a aquisição da autoclave se dá em virtude da necessidade de minimizar o risco de contaminação cruzada , essencial para prevenção de infecções hospitalares, além da capacidade de esterilização, pois a capacidade e eficiência de uma autoclave horizontal permitem esterilizar grandes volumes de equipamentos médicos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a disponibilidade de instrumentos esterilizados para os procedimentos médicos.
Das camas hospitalares tipo Fawler (elétrica) a justificativa do pedido se dá em função do aumento do conforto e bem-estar dos pacientes, pois oferecem ajustes precisos para posições de cabeça, pés e altura, proporcionando uma melhor recuperação dos pacientes, uma vez que as funções elétricas facilitam a movimentação e o manuseio dos pacientes por parte da equipe médica, reduzindo o esforço físico dos profissionais e aumentando a eficiência do atendimento.
“Destaquei o recurso pois sei que investir em equipamentos utilizados na saúde é contribuir para que os pacientes possam ter uma recuperação mais rápida e completa. Precisamos de uma saúde pública que realmente funcione, e com equipamentos adequados é possível não apenas atender às necessidades dos pacientes, mas também otimizar o trabalho dos profissionais que lutam todos os dias para salvar vidas”, disse o deputado.