Na noite da última quinta-feira (24), o deputado estadual (PMN) foi até o ponto de manifesto em Candeias do Jamari, onde conversou com dezenas de caminhoneiros e demais moradores da região que estavam participando do movimento. Em greve há cinco dias, os motoristas estacionaram seus veículos em uma das vias da BR-364 em ambos os sentidos da rodovia.
O parlamentar estava acompanhado da vereadora Ada Dantas (PMN) e foram solicitados por um dos manifestantes. Foi relatado que a comunidade de Candeias do Jamari foi muito receptiva com os caminhoneiros e que várias pessoas estão fazendo doações de alimentos, verduras e demais mantimentos para alimentar os manifestantes. “Estamos contando com a solidariedade dos moradores de Candeias e alguns motoristas de Porto Velho que estão cedendo alimentação para nós” afirmou um dos trabalhadores.
Ada Dantas afirmou que este não é apenas um protesto dos caminhoneiros, mas sim de todo o povo brasileiro, por conta da carga tributária que causa prejuízos a população. “É lamentável. Tem famílias aqui que estão desde segunda feira, caminhoneiros que não conseguiram mandar dinheiro para sua família, para comprar sua alimentação, pessoas que estão aqui reivindicando que seu trabalho não venha a falir, pois com o combustível neste valor, infelizmente estas pessoas não vão conseguir trabalhar”, disse Ada Dantas.
Boabaid salientou que o movimento é legítimo, pois visa garantir a redução do valor dos combustíveis. “Em conversa com um dos motoristas, fui informado que em um frete que lhes é pago R$ 6 mil reais pelo serviço, sobra apenas cerca de R$ 500,00 para que o trabalhador possa pagar suas contas pessoais e mandar algum dinheiro para a família, que geralmente está em outro estado” comentou Boabaid
Falando a respeito do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Jesuíno cobra que o valor do imposto seja reduzido imediatamente. “Atualmente, o ICMS cobrado no combustível é de 26%, um verdadeiro absurdo aos consumidores. É preciso que esta porcentagem seja reduzida consideravelmente” disse o parlamentar.
O deputado afirmou que no que depender de suas ações, irá tomar medidas para resolver a situação e chamar atenção da Bancada Federal, cobrando dos deputados federais e senadores, alternativas para atender ao pleito dos manifestantes. Jesuíno afirmou ainda que verá a possibilidade de realizar audiências na Assembleia Legislativa de Rondônia, para discutir possível redução do imposto sobre os combustíveis, desde que não haja inconstitucionalidade.
“O movimento está tomando proporções muito grandes, já está começando a faltar gasolina na capital e em demais cidades do nosso estado. Peço para você, cidadão, que apoie a manifestação dos caminhoneiros, pois o resultado final trará economia para você também. Precisamos mostrar que a nação brasileira tem força, quando se une no intuito de resolver alguma situação” concluiu Jesuíno Boabaid.
Assessoria