Siga nossas redes sociais

Terça-feira, 18/01/2022

JH Notícias

Sphera Engenharia - Empresa de Construção e Reformas em Porto Velho - Rondônia

Política

Vigilantes serão contratados de forma gradativa nas escolas estaduais, garante SEDUC em resposta ao pedido do deputado Anderson

WhatsApp
Banner publicitário da Prefeitura de Porto Velho - IPTU 2022

Em resposta ao oficio 222/2019 expedido pelo gabinete do deputado estadual Anderson Pereira (Pros), a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, encaminhou informações quanto ao retorno dos vigilantes as escolas estaduais em Rondônia.

Através do oficio Nº 5409/2019/SEDUC/DAF, o parlamentar foi informado que o retorno destes profissionais acontecerá de forma gradativa, uma vez que gera grande impacto financeiro no orçamento do Estado. O retorno será neste primeiro momento priorizado nas escolas com auto índice de criminalidade e apenas no período noturno.

Anderson destacou que no Estado, unidades escolares estão sendo monitoradas apenas por circuitos de câmeras e que isso apenas inibe e não combate, como acontecia anteriormente com a presença física de um vigilante.

Instituído em 2013 pelo Governo do Estado para a contenção de despesas, a substituição da vigilância armada pelo monitoramento eletrônico acarretou em inúmeros prejuízos ao patrimônio das escolas, que são diariamente saqueadas e alvos da criminalidade, principalmente em Porto Velho.

Índices Criminais

Um levantamento feito pela Secretaria de Educação referente a roubos e furtos praticados nas escolas, mostra uma série de ocorrências registradas nas delegacias de Rondônia. O pedido foi encaminhado pelo gabinete do deputado Anderson à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania -SESDEC, questionando sobre dados estatísticos para que seja apresentado na comissão de segurança pública da casa de leis.

No relatório enviado pela secretaria, foram pontuados 211 (duzentas e onze) ocorrências policiais registradas em decorrência de crimes praticados contra escolas, sendo que todas foram instaurados inquéritos policiais e encontra-se em tramitação na Delegacia Geral de Polícia Civil em Porto Velho.

O parlamentar ressaltou a importância de ter um vigilante armado em casa escola, garantindo a segurança dos alunos e a tranquilidade dos pais. “Estamos preocupados com nossos estudantes praticamente sem proteção alguma, com essa informação da volta dos vigilantes as escolas estaduais, além de gerar emprego e renda para o Estado, a sensação de segurança também será restabelecida em nossas escolas”, finalizou Anderson Pereira.

Curtiu? Siga o JH NOTÍCIAS no Facebook, Instagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias de Rondônia.

Por Hallann Nascimento/Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade Banner publicitário da Prefeitura de Porto Velho - IPTU 2022
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais em Política

Compartilhe esta notícia: