Search
Close this search box.

Ações pedagógicas contribuem para o avanço da educação em Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) encerrou 2019 com diversas ações e projetos focando em resultados promissores, e no fortalecimento de uma educação de qualidade.

A Seduc organizou simulados e aulões que preparam os estudantes para as avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), onde, aproximadamente, 21 mil alunos do 9° ano do ensino fundamental fizeram o simulado específico de Português e Matemática, como o preparatório para a avaliação. E preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aquisições de material Revisa Enem, que atendeu 12.800 alunos dos 3º anos do ensino médio, incluindo as localidades mais distantes com os aulões itinerantes, com foco na proficiência e nos melhores resultados.

Ações como Formação Continuada para professores, técnicos e gestores de todos os segmentos e modalidades da Educação Básica: EJA, Educação Especial; Educação nas Prisões, Educação Integral, Educação Escolar Indígena, Educação no Campo por Mediação Tecnológica, Quilombolas, Secretários Escolares e Base Nacional Comum Curricular: Ensinos Fundamental e Médio, com atendimento de aproximadamente 700 gestores (diretores e vices) e 11.000 professores em todo estado, além da formação específica com professores por área de conhecimento e formação voltada para os temas transversais. E com a educação no campo por Mediação Tecnológica, a Seduc fez o atendimento de 5.600 alunos.

Em parceria com Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Assembleia Legislativa, a Seduc realizou o concurso de Pintura em Tela ao vivo com o tema: Rondônia e suas Belezas Naturais (com alunos do Ensino Fundamental de todo Estado), com o objetivo de valorizar o patrimônio público e geográfico de Rondônia, e expandir o potencial turístico por meio da visão dos estudantes de todas as regiões do Estado, por meio de ações que impulsionem o turismo através da percepção e conhecimento da cada estudante. Outro projeto foi o Concurso de Redação para os alunos do Ensino Médio em parceria com a Assembleia Legislativa, com premiação para os vencedores de todos os municípios do Estado.

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, o governo de Rondônia viabilizou um “City Tour” para estudantes e professores das comunidades quilombos de Pedras Negras e Santo Antônio, localizadas no município de São Francisco, conhecerem os principais pontos turísticos, históricos, e institucionais da Capital do Estado.

O estudante Sabino Emanuel de França, de 14 anos, da Escola Municipal Euclides da Cunha, da comunidade de Pedras Negras ficou surpreso e feliz em poder encontrar obras fotográficas em exposição no museu da capital de Rondônia, que retrataram fatos de sua comunidade “Estou muito feliz em ver estas fotografias da nossa comunidade em exposição, pois é um reconhecimento para o nosso povo”, disse o estudante.

Trabalhando os temas transversais, a Seduc realizou a 1° Mostra de Vídeos Ambientais, com apresentação de 54 produções audiovisuais de estudantes das 44 escolas selecionadas de todo o Estado.

Os vídeos foram produzidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do 1° ao 3° do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas escolas públicas de Rondônia, e no final houve a premiação de notebooks para os vencedores.

Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) mobilizou estudantes/atletas, técnicos, professores e coordenadores de escolas publicas e privadas que demonstraram todo o potencial em competições de basquete, futsal, futebol, handebol, vôlei de praia, voleibol, atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez, atletismo paralímpico, bocha adaptada, judô paralímpico e outras modalidades, com destaque para várias categorias entre masculino e feminino.

Além do Joer, o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) também marcou o ano de 2019 com premiação e emoção entre os estudantes/artistas, professores, coordenadores, pais de alunos, além de resgatar o Projeto de Bandas e Fanfarras Escolares que atendeu 1.272 estudantes em 52 Corporações.

Para 2020, a Seduc já está trabalhando na continuidade das ações e projetos focados nos grande resultados e dará sequência no plano educacional e pedagógico seguindo as orientações do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, em dar mais qualidade da educação de Rondônia.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias