Com o objetivo de acelerar obras e serviços em mais de seis mil quilômetros de rodovias pavimentadas e primárias, o governo de Rondônia tem investido na melhoria da infraestrutura urbana dos 52 municípios rondonienses. As obras são executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a manutenção constante das rodovias é essencial para impulsionar a economia do estado e atrair novos investimentos. “As rodovias são vitais à conexão entre os municípios e o restante do Brasil. E o governo do estado tem investido para garantir a trafegabilidade”, salientou.
RODOVIAS PRIMÁRIAS
O diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, destacou a responsabilidade do órgão sobre mais de 4.500 quilômetros de rodovias sem pavimentação. “Desde janeiro, estamos realizando manutenções por meio de nossas 15 Residências Regionais.” As intervenções incluíram limpeza lateral, descida d’água, patrolamento e cascalhamento, além de cortes de morros e remoção de curvas perigosas.
RODOVIAS PAVIMENTADAS
Promovendo a pavimentação de novos caminhos e revitalizando os mais de 1.500 quilômetros de rodovias com pavimento antigo, as seis Usinas de Asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e as duas carretas/usinas de microrrevestimento avançaram em 2024. Ao todo, 69,69 quilômetros de rodovias receberam microrrevestimento, revitalizando o pavimento antigo.
Entre as rodovias beneficiadas estão a RO-383, entre Cacoal e o distrito de Nova Estrela, em Rolim de Moura; e a RO-486, entre a BR-364 e a RO-133, no município de Cacoal. A recuperação asfáltica também aconteceu na Rodovia-257, na região do Vale do Jamari. As usinas de CBUQ do DER-RO também intensificaram ações de manutenção (tapa-buracos) nas rodovias estaduais e de recapeamento asfáltico em algumas, como a Rodovia-140, em Rio Crespo; a RO-464, em Theobroma; e a RO-391, em Chupinguaia.
NOVAS PAVIMENTAÇÕES
Cerca de 18 quilômetros de pavimentação asfáltica nova foram executados diretamente pelo DER-RO, desde o projeto, topografia, terraplenagem, até a aplicação da capa asfáltica. Obras importantes de asfalto novo ocorreram, por exemplo, na Rodovia-492, popular Linha 208, no distrito de Nova Estrela, em Rolim de Moura. Nas Rodovias-135 e 370, no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d’Oeste, e na Rodovia-391, em Chupinguaia, RO-135, em Ji-Paraná, e outras vias importantes.
As obras de pavimentação asfáltica com empresas contratadas pela gestão estadual, também avançam na Rodovia-491, popularmente conhecida como Linha 45, que conecta os municípios de São Felipe d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste, na região da Zona da Mata, e Rodovia TransRondônia RO-370, antiga Rodovia do Boi, na região do Cone Sul.
INFRAESTRUTURA URBANA
Os municípios também foram beneficiados com melhorias urbanas. Em Rolim de Moura, Monte Negro e Ouro Preto do Oeste, o DER-RO garantiu o recapeamento asfáltico de ruas, e em Rolim de Moura; a pavimentação de estacionamentos no centro. Obras de asfalto novo também ocorreram em Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia d’Oeste, entre outros.
VEÍCULOS
Para acelerar o ritmo das obras, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes alugou 100 caminhonetes, com um investimento de R$ 9,9 milhões. Os veículos foram distribuídos entre as Residências Regionais e as usinas de asfalto.
PONTES
Entre as obras de destaque está a nova ponte de concreto protendido (técnica de construção civil que consiste em aplicar tensão em cabos de aço antes da cura do concreto, com o objetivo de aumentar a resistência da estrutura) no Rio Jamari, na Rodovia-459, com 130 metros de comprimento e mais de 8 metros de largura. O investimento total para esta obra foi de R$ 11,6 milhões. Além disso, mais de 30 pontes de madeira foram revitalizadas e 1.422 metros de tubos de concreto instalados para drenagem.
AEROPORTOS
O setor aéreo recebeu, também, atenção com a construção de uma cerca operacional no aeroporto de Guajará-Mirim e a melhoria das pistas dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. O governo de Rondônia investiu ainda, em equipamentos de navegação, reforma de terminais e ampliação da infraestrutura física.