Search
Close this search box.

Bebê de 2 meses não sobrevive após contrair Influenza B, em RO

A Influenza B é o segundo tipo de gripe mais comum entre a população humana
Publicidade

Tragicamente, um bebê do sexo masculino, que completaria 2 meses nesta sexta-feira, (14), faleceu no final da tarde de quinta-feira (13) no Hospital Municipal de Jaru, em Rondônia. A causa da morte foram complicações respiratórias, possivelmente relacionadas ao vírus Influenza B.

A criança foi encaminhada para a unidade hospitalar vinda do município de Governador Jorge Teixeira, já com seu estado de saúde bastante debilitado. A equipe médica fez todo o possível para salvá-lo, mas não obteve sucesso em reverter o quadro.

Publicidade

Diego Pontes, diretor da unidade, lamentou a perda e ressaltou que, apesar da equipe estar preparada para atender prontamente os pacientes e salvar vidas, há casos tão complexos que não podem ser evitados. Ele afirmou: “Mesmo fazendo o nosso melhor e fornecendo todo o suporte necessário, não podemos evitar os desígnios de Deus. É lamentável o ocorrido de hoje, todos estão muito tristes, pois muitos de nossos profissionais têm filhos.”

A Influenza B é o segundo tipo de gripe mais comum entre a população humana e é causada pelo vírus da Influenza do tipo B, que possui duas linhagens principais: Yamagata e Victoria.

A subdivisão da Influenza B é caracterizada pelas linhagens B/Yamagata e B/Victoria. Os vírus desse tipo apresentam quatro tipos de proteínas em seu revestimento, ao contrário das duas encontradas no tipo A. Embora apresente menor potencial pandêmico, a Influenza B ainda pode causar complicações e até fatalidades, sendo responsável por aproximadamente um terço dos casos de gripe em uma temporada.

Os sintomas da Influenza B são semelhantes aos da gripe comum, incluindo febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada, tosse, coriza, nariz entupido, espirros, fadiga e perda de apetite. Para pessoas mais sensíveis ou com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos, crianças e gestantes, a intensidade dos sintomas pode ser maior, podendo ocorrer também náuseas, vômitos, diarreia e tonturas.

A transmissão da Influenza B ocorre principalmente pela inalação de gotículas de saliva contaminadas, dispersas no ambiente quando uma pessoa gripada fala, respira, tosse ou espirra. O contato com superfícies ou objetos contaminados também pode ser uma forma secundária de transmissão.

A prevenção da gripe inclui a vacinação anual, práticas de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e evitar o compartilhamento de objetos, e o fortalecimento da imunidade por meio de uma alimentação balanceada, atividades físicas, sono adequado e consumo de água.

Cabe destacar que a decisão de divulgar informações sobre a causa da morte do bebê foi com base em relatos e suposições sobre as possíveis complicações respiratórias causadas pelo vírus Influenza B.

Anúncie no JH Notícias