Search
Close this search box.
Publicidade

CHUVAS INTENSAS – Defesa Civil orienta medidas preventivas durante período chuvoso em Porto Velho

O coordenador municipal da Defesa Civil, Elias Ribeiro, enfatiza a importância da população estar atenta e tomar precauções durante esse período crítico
Publicidade

Porto Velho encontra-se em estado de alerta laranja, conforme alerta emitido pela Defesa Civil Municipal, indicando a possibilidade de chuvas intensas em toda a cidade. Embora haja previsões de que o fenômeno esteja chegando ao fim, a comunidade é aconselhada a permanecer vigilante nos próximos cinco dias, período em que as condições climáticas podem persistir.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Elias Ribeiro, enfatiza a importância da população estar atenta e tomar precauções durante esse período crítico. Entre as orientações, destaca-se a necessidade de evitar transitar por ruas e avenidas alagadas, banhar-se em águas sujas para prevenir doenças, e manter distância de árvores e barrancos, devido ao risco de quedas e deslizamentos.

Publicidade

Ribeiro ressalta a importância de compreender os diferentes níveis de alerta emitidos pelos serviços de meteorologia. O alerta laranja, como destacado pelo coordenador, indica chuvas intensas e a necessidade de atenção redobrada. Já os alertas amarelo e vermelho sinalizam situações menos e mais graves, respectivamente, possibilitando uma melhor preparação e resposta da comunidade diante das adversidades climáticas.

Jogar lixo na rua pode represar a água e causar inundação nas ruas e nas casas

Além das recomendações individuais, a Defesa Civil atua em conjunto com outros órgãos municipais para minimizar os impactos das chuvas e enchentes. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) e a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) são mobilizadas para limpeza e desobstrução de canais e redes de drenagem, visando melhor escoamento das águas pluviais. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) é acionada para prestar assistência aos desalojados e desabrigados, caso necessário.

Além disso, a população é encorajada a colaborar, evitando o descarte irregular de lixo nas ruas e igarapés, o que pode obstruir o fluxo de água e agravar os alagamentos. Apesar dos esforços da Semusb, que já recolheu mais de 3,5 toneladas de lixo das ruas somente nos três primeiros meses deste ano, é essencial que todos façam sua parte para manter a cidade limpa e segura.

Nesse ano, foram recolhidas mais de 3,5 toneladas de lixo das ruas de Porto Velho

Quanto à situação do rio Madeira, Elias Ribeiro informa que, apesar da variação do nível das águas, está abaixo da média para este período do ano, proporcionando certa estabilidade.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou (69) 98473-2112, a qualquer hora do dia ou da noite.

Diante do cenário de alerta, é essencial que os moradores de Porto Velho estejam preparados e sigam as orientações das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante o período chuvoso.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias