Search
Close this search box.

Emater lança plataforma digital para capacitação técnica em Rondônia

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (15), pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o Programa de Capacitação em Serviços de Ater (Capes).

Cerca de 400 extensionistas dos 52 municípios rondonienses estiveram conectados para participar do lançamento, que foi realizado por meio de webconferência. Implantando em primeiro momento para capacitação de seus técnicos, a Emater-RO pretende, em breve, abrir a plataforma para capacitação direta aos agricultores familiares.

A modernização e o uso de tecnologias por produtores rurais é uma temática que vem sendo defendidas pelas empresas de assistência técnicas e extensão rural (Ater) de todos o país e conta com o apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Emateres de outros estados estão avançando nessa implantação e nós, de Rondônia, também já estamos dando nossos primeiros passos para a modernização e implantação do que estamos chamando de Emater 4,5”, diz o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Para o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, que também participou da web conferência de lançamento do Capes, “o mundo está se modernizando, a pesquisa hoje é tecnificada e o Brasil tem a melhor tecnologia da agricultura, então precisamos fazer com que a agricultura de precisão também chegue à agricultura familiar”. Padovani falou ser essa uma determinação do governador Marcos Rocha e que a Emater-RO tem toda estrutura para que essa tecnologia chegue ao campo.

O Capes já vinha sendo desenhado para vencer os desafios que surgiram com a proposta de adaptação e flexibilização ao contexto sócio econômico de modo a garantir resultados cada vez mais exitosos, visando o desenvolvimento e modernização do meio rural. Com o advento da pandemia que pegou a todos de surpresa, viu-se aí a oportunidade de acelerar o processo e dar início a uma das eficientes formas de capacitação em massa de uma equipe técnica pulverizada em todos os cantos de Rondônia.

As primeiras palestras foram conduzidas de forma voluntárias, por técnicos mais despojados e ganhou força, trazendo para a prática aqueles mais tímidos na frente das câmeras e o resultado tem sido uma maior integração e troca de experiência entre os colegas de trabalho. E essa figura do técnico como agente multiplicador, além de ser estratégica, vem contribuindo para soluções inovadoras com resultados mais efetivos e com excelência.

O novo passo conta, agora, com cursos completos, visando atualizar e trazer as tecnologias mais avançadas no manejo e práticas das culturas trabalhadas e o primeiro módulo falara sobre a cafeicultura, atividade que vem ganhando destaque dentro e fora do estado. Nesse primeiro momento os cursos serão voltados apenas para os extensionistas, para que eles possam entender como funciona a ferramenta, depois a ideia é fazer com que essa tecnologia chegue aos produtores rurais familiares. “É uma proposta que vem tendo a adesão de todo o corpo técnico e oportunidade de levar uma capacitação de qualidade a custos reduzidos”, enfatiza o diretor técnico da Emater-RO, Anderson Kühl.

A plataforma já está disponível no site da Emater-RO, com inscrição aos cursos restrita aos extensionistas. Para mais informações sobre o Programa acesse Capacitação de Serviços de Ater.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias