Search
Close this search box.
Publicidade

Lacen RO desenvolve trabalhos de laboratório de saúde pública de média e alta complexidade no Estado

Análises vão além das amostras humanas, alcançam avaliação de água, alimentos e investigação de doenças em animais
Publicidade

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen/RO), localizado em Porto Velho, é um centro de referência para diagnósticos laboratoriais de média e alta complexidade, atendendo, tanto os serviços de saúde pública quanto privados em todo o Estado. Suas análises vão além das amostras humanas, alcançando avaliação de água, alimentos e investigação de doenças em animais.

Para o Governo do Estado, a Unidade funciona como vanguarda da saúde pública rondoniense e desempenha um papel vital na proteção da população. Por atuar em rede, a unidade desempenha um importante papel quanto à detecção precoce e na resposta a uma ampla gama de doenças, desde condições individuais até epidemias e pandemias.

Publicidade

O Lacen/RO está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (RNLSP) e ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), sendo supervisionado pelo Ministério da Saúde (MS).

EXAMES COMPLEXOS 

O Lacen-RO opera em rede, colaborando com outros centros laboratoriais em todo o Brasil

A diretora-geral do Lacen/RO, Ciciléa Corrêa explicou que, enquanto os laboratórios convencionais se concentram em exames de baixa e média complexidade, o Lacen/RO vai além, “somos responsáveis pela confirmação de diagnósticos mais complexos, como HIV, hepatites, tuberculose e doença de Chagas. Realizamos análises de resistência a antibióticos e monitoramento de variantes virais. Também atuamos no apoio ao tratamento de pacientes transplantados e na identificação de ameaças emergentes à saúde pública”, enfatizou.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia/RO opera em rede, colaborando com outros centros laboratoriais em todo o Brasil. Quando necessário, recorre a instituições como Instituto Adolfo Lutz, Instituto Pasteur e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para garantir diagnósticos precisos e abrangentes.

SERVIÇOS

Além da saúde humana, os serviços se estendem à vigilância sanitária, ambiental e zoonoses. O laboratório analisa a qualidade da água e dos alimentos, além de desempenhar um papel crucial na prevenção e no controle de doenças transmitidas por animais como dengue, raiva, malária e febre amarela.

COMO ACESSAR 

Todo cidadão atendido nos hospitais, unidades básicas de saúde e serviços de saúde municipais, pode se beneficiar dos recursos e diagnósticos oferecidos pelo laboratório, de forma indireta, pois embora o Lacen/RO não atenda pacientes diretamente, seus serviços estão disponíveis através da rede em todo o Estado.

O laboratório possui duas unidades; uma em Porto Velho e outra no município de Guajará-Mirim com a denominação de Laboratório da Fronteira (Lafron).

Combate Clean Anúncie no JH Notícias