Publicidade

Mais de 60 mil pessoas foram atendidas com serviços odontológicos em Porto Velho

Número de procedimentos realizados ultrapassou a marca de 120 mil
Publicidade

A saúde bucal é importante e necessária para prevenir infecções e agravos de doenças. Na capital, em 2023, mais de 60 mil pessoas foram atendidas com os serviços odontológicos oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Segundo a secretária da Semusa, Eliana Pasini, esses números reforçam o compromisso que a Prefeitura de Porto Velho tem com a população.

Publicidade

“Essa gestão tem priorizado os investimentos na zona urbana e também nos distritos e comunidades rurais, que estão sendo assistidas com reforço profissional, capacitação e também melhoria na infraestrutura predial e equipamentos. Um trabalho único que tem como objetivo principalmente prestar um atendimento digno à população”, destacou Pasini.

ATENDIMENTOS

Dentro da rede pública de saúde, o município conta com diversos atendimentos odontológicos, a exemplo: profilaxia, restaurações, extrações, tratamento endodôntico (canais), cirurgias, entre outros.

Dos mais de 60 mil atendimentos, 52 mil foram executados na zona urbanaDos mais de 60 mil atendimentos, 52 mil foram executados na zona urbana

É fundamental destacar que todos esses serviços estão disponíveis, inicialmente, nas Unidades de Saúde da Família (USF).

“A porta de entrada para atendimento da população são as USF, que estão espalhadas pelos bairros e zona rural. É através delas que o indivíduo consegue ter acesso aos serviços odontológicos, desde uma limpeza até ao tratamento de canal. A rede pública do município garante um atendimento avançado para esses pacientes”, relatou Francielli Pasquim Tolotti, gerente do Núcleo de Saúde Bucal da Semusa.

De acordo com o levantamento feito pelo Núcleo de Saúde Bucal, dos mais de 60 mil atendimentos realizados em 2023, 52 mil foram executados na zona urbana.

Nessa localidade, onde vive a maior parte da população, a Prefeitura conta com 19 unidades de saúde, além dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que oferecem atendimentos especializados à população e também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Já na zona rural, que também conta com 19 unidades de saúde, os números de pessoas atendidas ultrapassou a marca de 10 mil neste ano. Esse resultado representa um crescimento, isso porque, em 2022, foram 6.317 atendimentos executados nesta região.

“Esse aumento no número de atendimentos é fruto dos investimentos feitos pela Prefeitura de Porto Velho. Nos últimos anos, a Semusa trabalhou muito na realização de contratação de novos dentistas, na compra de novos equipamentos como cadeiras e outros. Além disso, a Semusa firmou contrato com uma nova empresa que faz a manutenção das ferramentas de trabalho, então estamos avançando muito”, destacou Francielli Pasquim Tolotti.

Além disso, diferente dos dados de atendimentos, o número de procedimentos realizados é bem maior. Em toda a capital, foram 125 mil realizados. Esse dado já superou todo o registro do ano passado, quando 100 mil procedimentos foram contabilizados pela Semusa.

FAIXA ETÁRIA

Ainda segundo o levantamento, do total de pessoas atendidas em 2023, a maioria é do sexo feminino. Os registros mostram que 36.987 mulheres receberam os atendimentos odontológicos. No caso dos homens, foram 26.104 contabilizados pela Semusa.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

UPAs realizam serviços odontológicos de urgência e emergênciaUPAs realizam serviços odontológicos de urgência e emergência

Em casos como dor de dente e traumas (dente quebrado com urgência), a Prefeitura de Porto Velho também oferece um atendimento para os pacientes, serviço esse que é realizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Na UPA Sul, o atendimento de urgência e emergência é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já na UPA Leste, as atividades odontológicas são ofertadas 24 horas por dia, sem interrupções.

“Um belo sorriso é o primeiro cartão de visita e está ligado com a autoestima, mas a beleza vai muito além de estética, cuidar da saúde bucal é prevenir doenças”, finalizou Francielli.

Anúncie no JH Notícias