Considerado uma dos modais de transportes mais importantes na luta contra a poluição e o aumento do tráfego de carros e motos pelas ruas da cidade, a bicicleta é um meio de locomoção bastante utilizado pela sociedade porto-velhense, porém, demanda atenção, prevenção e cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Anuário do Detran/RO, em 2024 foram registrados 301 acidentes envolvendo ciclistas em Porto Velho, com duas fatalidades e muitas vidas prejudicadas.
Por esse motivo, é necessário que o ciclista fique alerta para a instalação de campainha, sinalização noturna na frente e atrás, lateral e nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo.
Para aumentar a visibilidade enquanto trafega em via pública, a recomendação é de que o ciclista utilize roupas claras, além do uso do capacete, joelheira, cotoveleira, luvas, além de procurar andar com tênis ou sapato.
“A bicicleta é um meio de transporte muito usado em Porto Velho, por isso sempre que for atravessar uma rua é recomendado descer da bicicleta para virar pedestre e sinalizar a intenção de atravessar, dessa maneira os riscos de um acidente reduz de maneira considerável”, destacou Eduardo Ardaia, agente de trânsito da Semtran.
É bom ressaltar que não andar na contramão é crucial para evitar acidentes, assim como as ciclovias são a opção mais segura para circular pelas ruas da cidade.