Publicidade

Nível do Rio Madeira chega a quase 13 metros

O nível do Rio Madeira chegou a 12,95 na manhã de ontem (2) em Porto Velho, de acordo com os dados divulgados pela Marinha do Brasil, através da Delegacia Fluvial. O volume é resultado do número de chuvas na Bolívia que determina o aumento do nível do Rio na Capital.

Publicidade

De acordo com a Defesa Civil os trabalhos de monitoramento já estão sendo realizados e para esse ano já está sendo preparado um plano de contingência caso ocorra enchente novamente.

Publicidade

A água do Rio Madeira também chega aos canais que cortam Porto Velho como o Canal de Santa Bárbara e Canal dos Tanques. No mês de dezembro a Defesa Civil começou a realizar diversas visitas nas comunidades ribeirinhas e do Baixo Madeira orientando os moradores sobre os cuidados da cheia.

Moradores de favelas estão otimistas com 2020, diz pesquisa
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Silva dos Santos a enchente em Porto Velho acontece todos os anos, pois é recorrente. Porém a proporção de cada ano é distinta. “Ainda não sabemos qual será a proporção desse ano, pelas chuvas que estão acontecendo acima da média na cabeceira lá no território boliviano, é bem provável que tenhamos problema com cheia, mas não posso afirmar ainda. Acima de 14 metros que decretamos alerta”, ressaltou Marcelo.

Publicidade

No final de janeiro será realizada uma reunião com o Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM onde será divulgada uma estimativa de chuvas para os próximos de três meses, a partir do prognóstico inicia-se o contingenciamento.

“Comparado ao mesmo período do ano passado, o Rio ainda está 1,10 cm abaixo que janeiro de 2019. Mas já estamos monitorando as áreas de riscos e orientando os moradores sobre os cuidados com a cheia’’, finalizou o coordenador.