Após graves indícios de mau uso de dinheiro públicos e atos de corrupção, o Conselho Regional de Odontologia no estado de Rondônia, está sob intervenção federal e terá de promover nova eleição para escolha de outra diretoria no prazo de 180 dias.
O anuncio foi feito pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia, o cirurgião dentista tocantinense, Juliano do Vale. De acordo com ele, as denuncias chegaram até o Conselho, que de pronto enviou uma auditora para Rondônia, que no local constatou os indícios que apontam para ações improbas dentro da gestão do órgão no Estado.
A decisão foi tomada em reunião plenária dos conselheiros federais realizada nesta última quarta-feira (5).
“É inadmissível que nos dias de hoje, onde a corrupção é tão combatida, pairem duvidas sobre a conduta dos gestores e profissionais da odontologia em qualquer lugar da nação. Todos os responsáveis serão punidos e apresentados à Justiça para que paguem por seus atos, pois jamais permitiremos que essas ações maculem a imagem do conselho”, afirmou Juliano do Vale.
Todos os dados coletados pela apuração interna do Conselho Federal será encaminhada aos ministérios públicos, tribunais de contas e órgãos do judiciário que poderão punir criminalmente os envolvidos, que ainda não tiveram seus nomes informados.