Publicidade

PESAR | Em memória a Beto Andreoli e a Luiz Junior – por Maique Pinto

Clique e veja matéria completa!!!!

No final de 2006, estávamos no 2º Período da Faculdade de Jornalismo em Porto Velho (RO). Jovens e destemidos em ascensão com a era da informação, logo no primeiro ano do Jornal Eletrônico Rondoniaovivo.com.br fui contratado para compor a equipe da web redação. Lá conheci o proprietário Paulo Andreoli e os seus sócios, Marcos Souza e Cristina Barros.

Publicidade

Publicidade

Fotos, vídeos e textos em pleno desenvolvimento, pois tínhamos as vezes que programar no sistema de atualização do web site, coisa de outro mundo. As atividades sempre eram frenéticas, no entanto, faltava a seleção de comunicação social digital. Muitos concorrentes e poucos disponíveis para se aventurar nas notícias. Por lá, vi uma galera passar, mas quando formulamos a equipe de web-jornalismo o site decolou como um foguete espacial, navegando em um cyber espaço ainda desconhecido.

Em conexão com a direção do web site solicitei a permissão para convocar não somente acadêmicos de jornalismo ou publicidade, mas de pessoas que estavam realmente disponíveis para mudar os rumos da liberdade de imprensa na região Norte do Brasil. Nós éramos a terceira turma de jornalismo na história do Estado de Rondônia. No início de 2007, eu estava exausto na faculdade e o colega de classe, Luiz Júnior, que eu já conhecia de outros carnavais, perguntou-me sobre a oportunidade de trabalho, pois o 4ª período ia chegar e nada de experiência em redação.

Luiz Júnior no sistema de atualização do web site que lhe revelou para a profissão.

– Tai, pensei eu na hora, vou chamar esse cara – No dia subsequente informei os sócios do rondoniaovivo.com.br, que um colega de faculdade toparia estagiar conosco. O diretor Paulo Andreoli, não pestanejou e propôs uma atividade com o concorrente a vaga de repórter do website que vinha decolando no ramo empresarial. Falei com Júnior na faculdade e ele ficou muito feliz pela oportunidade. Luiz afirmou pra mim que estaria comigo onde fosse e faríamos a melhor cobertura de todos os fatos relevantes da nossa sociedade. E isso foi consumado, com a presença de outro colega de faculdade que também se tornou amigo, João Paulo Prudêncio.

Prudêncio, chegou na faculdade em 2008, transferido da Universidade Federal de Rondônia de Vilhena (RO) para a Capital Porto Velho e engatou os estudos de nível superior na instituição particular que a gente estava cursando. João Paulo, eu, meu irmão e Júnior éramos da mesma sala de aula, o clima de total estudo, pesquisa e harmonia contagiava a turma. Todos os professores gostavam de debater conosco, inclusive a professora Cléo Subtil (Faleceu neste ano de 2021). Liberdade de Imprensa e Estado Democrático de Direito era o que mais pregávamos entre os acadêmicos. Os demais colegas, que na sua grande maioria eram professores de publicidade e propaganda acatavam essa pegada da turma. Profissionais da Globo, SBT, Band, Record, RedeTV, jornais Impressos e Eletrônicos faziam parte daquela magnânima classe.

João se afastou da faculdade por motivos particulares e ficou alguns meses longe da gente. Em um belo dia de produção de pauta jornalística eu e Júnior nos deparamos com JP em um cruzamento, de uma famosa via pública de Porto Velho. Júnior estava dirigindo e viu Prudêncio, eu pedi para ele encostar o veículo e chamei o colega. Ele veio ao meu encontro. Nós nos cumprimentamos e perguntei a ele se estava de volta. João disse que sim e desta vez precisaria de um trabalho para aprimorar as suas técnicas. Neste dia, terminamos as nossas atividades na faculdade e Prudêncio ressaltou de novo para mim que estava disposto a se transformar no melhor web-jornalista do Estado de Rondônia.

João Paulo Prudêncio, na apuração dos factuais. na Internet e no telefone.

Isso já era no final de 2008. O rondoniaovivo.com.br estava ganhando notoriedade em âmbito nacional. Mudamos de endereço e a sociedade do site também. Pois Cristina Barros, saiu do grupo para formar o seu. Ao chegarmos na nova sede em meados de 2009, João Paulo Prudêncio, foi chamado para compor a tríplice mais nervosa que o web-jornalismo do Estado de Rondônia já presenciou. Na primeira matéria que Prudêncio fez como repórter, foi processado de cara. Isso ficou marcado na redação. Ao comando de Paulo Andreoli e Marcos Souza, eu, Júnior e João Paulo Prudêncio constituímos a melhor equipe de web-jornalismo já vista na história da profissão neste rincão em três temporadas 2009/2010/2011.

O e-commerce do rondoniaovivo.com.br precisaria da uma revolucionada, agora era a publicidade. O diretor Paulo Andreoli, chamou Eliardo Lima e o seu filho Beto Andreoli para cuidar da produção do comércio eletrônico em 2010. Artes, infográficos e banner’s foram direcionados por essa dupla que era constantemente supervisionada pelo proprietário Paulo Andreoli. Pronto, tínhamos feito a seleção web e estávamos dispostos a fincar de uma vez por todas a marca na rede mundial de computadores. Júnior e Beto ficaram super amigos. João Paulo Prudêncio e Paulo Andreoli também. Tudo estava do jeito que queríamos, sucesso e união.

Beto Andreoli na criação de info-produtos para a plataforma web jornalística.

Lembro-me como se fosse hoje, Júnior e Beto chegando de moto bem cedo no jornal. Beto ficava entre o web-jornalismo e o e-commerce, tal como o pai, o rapaz gostava do ritmo acelerado da redação e muita das vezes dava uma escapulida para sair com Júnior na elaboração de matérias. As brincadeiras no estilo stand-up comedy que fazíamos baseadas nas histórias do dia-dia que cobríamos jornalisticamente, sempre tínhamos a participação de Beto e Júnior. No clima descontraído os jovens trabalhavam com prazer absoluto. Em 2011, o meu ciclo trabalhista no rondoniaovivo.com.br acabou. Porém, minha amizade continua com essa família jornalísticas. Anos mais tarde, Júnior e Beto seguiram os seus caminhos distintos no ramo da comunicação social.

Em 2020 o jovem Alberto de Carvalho Andreoli, o Beto Andreoli nos deixou deste plano terreno para seguir a sua jornada no mundo celestial e em 2021 foi a vez de Luiz Júnior. Um impacto emocional para nós sem precedentes. Nosso pesar é eterno e a nossa história de vida é infinita!