Publicidade

Prefeitura de Porto Velho reforça atendimento e ações de prevenção à saúde do folião

Equipes da Semusa vão atuar nos principais blocos de carnaval com orientações sobre promoção à saúde e prevenção de doenças

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai atuar ativamente durante todo o período do carnaval com atividades de fiscalização, prevenção e orientação ao folião. O trabalho busca promover a consciencialização da população para aproveitar a festa com segurança e saúde.

Publicidade

Além das informações sobre saúde que estarão disponíveis nos blocos, o atendimento médico emergencial também será fortalecido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas duas unidades básicas sentinelas, que funcionam em horário ampliado até a meia-noite.

Publicidade

As ações efetivas da Semusa iniciam neste sábado (15), durante o Baile Municipal, e se estendem até o dia 9 de março, com presença de profissionais de saúde nos principais blocos de carnaval, com a Tenda da Saúde e o Bloco da Prevenção.

PREVENÇÃO DE IST

Publicidade

Essa frente de trabalhos é voltada para ações de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST) e ao combate à violência sexual, proporcionando um carnaval mais seguro e saudável para todos os cidadãos.

As atividades consistem em abordagem aos foliões, orientação e distribuição de material gráfico informativo sobre prevenção de doenças, distribuição de preservativos internos e externo, lubrificantes, além de esclarecimentos sobre o fluxo de atendimento nas unidades e sobre os métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde.

ATENDIMENTO MÉDICO

As UPAs funcionam durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriadosAs UPAs funcionam durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados

Casos de urgência e emergência devem ser encaminhados para a UPA mais próxima. As UPAs funcionam durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. São elas: UPA Sul, UPA Leste, UPA Ana Adelaide, UPA José Adelino.

Casos menos urgentes devem ser direcionados para as duas unidades básicas sentinelas: unidades básicas Hamilton Gondim, na zona Leste, e Osvaldo Piana, região central. Nessas unidades, além dos atendimentos convencionais, também serão ofertados preservativos interno e externo (camisinha feminina e masculina), testes rápidos sorológicos para detecção de IST (HIV I e II, Sífilis, HBsAG, HCV), pílula de emergência (pílula do dia seguinte), PrEP (método que consiste em tomar medicação antes da possível exposição ao vírus HIZ), PEP (método que consiste em tomar medicação após a exposição ao vírus HIV).

SAMU

As ambulâncias do Samu também atuarão durante todo o período carnavalescoAs ambulâncias do Samu também atuarão durante todo o período carnavalesco

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atuarão durante todo o período carnavalesco, atendendo aos chamados da população através do número 192. Para agilizar o atendimento dos foliões, as ambulâncias terão ponto base nas proximidades do circuito nas três regiões da capital.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O trabalho da vigilância sanitária inicia antes do período carnavalesco, com a expedição dos alvarás sanitários para funcionamentos dos blocos, mediante apresentação dos documentos obrigatórios e cumprimento de exigências legais, entre elas a disponibilização de banheiros químicos e ambulância do serviço privado.

O trabalho da vigilância sanitária inicia antes do período carnavalescoO trabalho da vigilância sanitária inicia antes do período carnavalesco

Outra linha de atuação é garantir a qualidade das comidas e bebidas que serão comercializadas pelos ambulantes, atividade fiscalizada pela vigilância sanitária. Uma das principais orientações é para que os comerciantes não manipulem os alimentos na rua para não gerar contaminação. Dependendo do produto, ele deve estar pronto, cuidadosamente embalado, bem-acondicionado e não pode ficar exposto. Por sua vez, os consumidores são orientados a observar as condições higiênicas do local.

VIOLÊNCIA SEXUAL

Além de orientar sobre os serviços de saúde, onde buscar atendimento em caso de necessidades, a equipe também vai trabalhar a orientação sobre violência sexual, com plantão para possíveis vítimas, que vai funcionar da seguinte forma:

Mulheres a partir de 12 anos – Maternidade Municipal é a referência para atendimento;
Homens a partir de 12 anos – Procurar as UPAs para atendimento emergencial;
Crianças abaixo de 12 anos devem recorrer ao Hospital Infantil Cosme e Damião.