A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu o “II Encontro de Noções Básicas em Acidentes de Trabalho, Combate a Incêndio e Evacuação do Local em Situação de Risco”, com o objetivo de promover auto segurança, bem-estar e reduzir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho dos profissionais de saúde da rede municipal.
O evento contou com palestras, realizadas pelos convidados João Paulo Cuadal, médico do trabalho, Gildomárcio Lima, engenheiro de segurança do trabalho e Valdir Alves, coordenador da Divisão de Acompanhamento em Condições de Trabalho, além de rodas de conversa com a participação de aproximadamente 90 servidores da saúde.
Entre os temas abordados estão a importância do uso do equipamento de proteção individual (EPI), alerta sobre doenças ocupacionais, noções das normas regulamentadoras em segurança e saúde do trabalho e combate a incêndios, além da evacuação do local em situação de risco e instruções sobre preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Valdir Alves, coordenador da Divisão de Acompanhamento em Condições de Trabalho da Semusa, explica que o evento aconteceu de forma estratégica para aperfeiçoar o maior número de servidores da saúde municipal.
“Os representantes dos profissionais de saúde de cada unidade, eleitos pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), são os responsáveis por implementar e repassar todos os conhecimentos adquiridos em suas unidades, e diante do treinamento de hoje os servidores estão aptos para isso. Além disso, é fundamental ressaltar para os trabalhadores que eles são cuidadores que também precisam de cuidados”, afirma o coordenador.
O médico do trabalho, João Paulo Cuadal, relata que a ideia é levar o máximo de informações e reforçar que os cuidados com a saúde do servidor devem ser tomados diariamente.
“Mostrar a relevância que o uso diário dos equipamentos de proteção têm, por exemplo, pode evitar uma série de acidentes. Informar também sobre tópicos que são propostos para evitar que acidentes ocorram e o servidor venha adoecer em razão das atividades ou do próprio ambiente de trabalho, é essencial para amenizar a ocorrência de novos casos”, relata o médico.
Maria Eloisa Almeida Cavalcante, técnica em saúde bucal, que também participou da primeira edição do evento e falou sobre a oportunidade de aperfeiçoar tanto os conhecimentos profissionais como os serviços prestados à população.
“Participei do primeiro e estou participando da segunda porque acho muito importante para o aprimoramento da minha profissão e melhoria na prestação de serviços dentro das unidades de saúde. Está sendo muito gratificante prestigiar o evento e representar mais uma vez toda uma equipe, sabendo que isso vai contribuir não só para os meus colegas de trabalho, mas também para a população em geral”, destacou Maria Eloisa.