Publicidade

Reforço escolar é uma das prioridades no ensino fundamental da capital

Estratégias para apoio adicional aos alunos estão sendo discutidas entre profissionais
Publicidade

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio de sua Secretaria de Educação (Semed), vem priorizando o reforço escolar nas unidades escolares da região urbana e rural. Nesta terça-feira (9), no Teatro Banzeiros, estão reunidos junto aos técnicos e coordenadores da pasta, grande parte de supervisores e orientadores das escolas do ensino fundamental para o lançamento de estratégias para “Reforço Escolar: Construindo Saberes”.

A ideia é intensificar o apoio adicional aos estudantes que enfrentam desafios na aprendizagem. De acordo com a titular da pasta de Educação, Gláucia Negreiros, o reforço escolar é, para muitos estudantes, um grande desafio e, dessa maneira, existem várias estratégias eficazes que podem ser utilizadas para auxiliá-los em seu processo de aprendizado.

Publicidade

“A avaliação diagnóstica, por exemplo, é uma estratégia que permite identificar as habilidades e deficiências. Tem ainda as aulas de reforço individualizadas, que atendem às necessidades específicas de cada estudante, oferecendo explicações detalhadas, tirando dúvidas e fornecendo exercícios práticos. As atividades práticas que reforçam o aprendizado, que incluem experimentos, jogos educativos, simulações ou atividades de resolução de problemas que estimulam o pensamento crítico e criativo e, para finalizar, temos um planejamento que inclui o uso de tecnologia, podendo ser uma grande aliada no reforço escolar. Neste campo específico existem várias ferramentas e recursos digitais, como aplicativos educacionais, plataformas de aprendizado on-line e programas de tutoria virtual, que oferecem atividades interativas, material de estudo complementar e devolutiva imediata aos estudantes”, explicou.

Estão sendo lançadas várias estratégias eficazes que podem auxiliar no processo de aprendizado
Estão sendo lançadas várias estratégias eficazes que podem auxiliar no processo de aprendizado

A secretária destacou também que a parceria com os pais e responsáveis enriquecem esses esforços. “É importante envolver os pais ou responsáveis, compartilhando com eles o progresso dos estudantes, fornecendo sugestões de atividades e solicitando seu apoio no acompanhamento das tarefas e estudos em casa”, comentou.

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

A estratégia para o “Reforço Escolar: Construindo Saberes” foi elaborada por uma equipe altamente capacitada em uma ação conjunta entre o gabinete da secretaria e os Departamentos de Políticas Educacionais, Educação Básica, Acompanhamento da Gestão e Monitoramento e de Avaliação e Indicadores Educacionais da Semed. Segundo a diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Juliene Rezende, o reforço do aprendizado dentro do horário escolar vem nas entrelinhas desse projeto e a reunião no Teatro Banzeiros entre o corpo técnico da Semed e supervisores e orientadores das escolas vai dar volume e alinhamento para que todo esse planejamento entre em ação.

“O atendimento dos estudantes será realizado de forma articulada ao planejamento da escola, sua organização pedagógica e espaço físico. Serão no mínimo três atendimentos por semana com a duração de 40 minutos por aluno. A participação dessa organização será realizada por supervisores e orientadores, com o alinhamento junto aos professores titulares e auxiliares, seja em sala de aula ou espaço físico da escola”, resumiu.

“Nosso planejamento pedagógico para essa finalidade de reforço escolar atualmente gira em torno do carro-chefe, que é o programa Alfabetiza Porto Velho, esses projetos novos estão surgindo de acordo com as necessidades atestadas por estudos e diagnósticos da nossa equipe técnica em várias frentes e ações, e uma delas é preparar e ofertar formações para as docentes e profissionais de educação lotados nas unidades escolares para suprir esses planos de ação”, finalizou Juliene.

Anúncie no JH Notícias