Um grupo de índios da Terra Indígena Karipuna em Rondônia, visitou a embaixada da Alemanha nesta quarta-feira (21) acompanhados pelo bispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi.
De acordo com o cacique, André Karipuna, os índios procuraram os alemães para “pedirem ajuda”, já que há vários anos estão sofrendo com invasões em suas terras por conta de grileiros e madeireiros que atuam ilegalmente na área.
“Viemos aqui pedir ajuda, socorro. Faz sete anos que estamos lutando contra as invasões em nossa terra, e elas só aumentam”, disse o cacique André Karipuna.
Outro indígena, Aripã Karipuna, reforçou a gravidade da situação, “Estamos aqui para pedir socorro, nos preocupamos também com nossos netos. O que eles vão comer, como vão viver?”, questionou.
De acordo com o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, o Governo Brasileiro não vem tomando medidas eficientes para evitar as invasões de terra indígena, mesmo estado ciente dessa situação.
“Embora o cacique, André Karipuna, tenha denunciado a extração ilegal de madeira no território indígena às autoridades brasileiras e também internacionalmente, uma vista aérea mostra o quanto as terras estão ameaçadas de todos os lados”, disse o embaixador.
A Embaixada iniciou um projeto para a construção de um sistema de energia solar na Aldeia Karipuna. Dessa forma, os Karipuna receberão eletricidade limpa e segura da energia solar no futuro e não terão mais que transportar combustível caro para geração de energia pelo Rio Jaci até seu Aldeai. A estimativa é que a obra seja concluída até o final do ano.