Publicidade

Rondônia foca na prevenção e combate à infecção hospitalar para garantir a saúde do paciente

As Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) estão presentes em todas as unidades de Rondônia. Com a atual pandemia que o mundo enfrenta causada pela disseminação da Covid-19, o controle de infecção hospitalar é de grande importância para a saúde pública, por isso o Governo de Rondônia tem trabalhado com foco na prevenção, evitando ... Leia mais

Por

Secom

As Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) estão presentes em todas as unidades de Rondônia. Com a atual pandemia que o mundo enfrenta causada pela disseminação da Covid-19, o controle de infecção hospitalar é de grande importância para a saúde pública, por isso o Governo de Rondônia tem trabalhado com foco na prevenção, evitando a contaminação de pacientes internados por outras doenças.

Publicidade

Cada CCIH desenvolve ações de vigilância epidemiológica e a promoção de ações preventivas nas unidades, protegendo dessa forma o paciente e o profissional de saúde.

Segundo Juliana Perin, enfermeira da CCIH do Hospital Regional de Cacoal (HRC), o foco dos profissionais tem sido o preparo dos hospitais no combate ao novo coronavírus.

“Temos feito buscas ativas diariamente nas UTIs e clínicas, prestando orientações e treinamentos para manter o controle das infecções” destacou a enfermeira.

O cuidado com o paciente, desde a entrada no hospital, é o primeiro passo do controle de infecção. Segundo a médica Andreia Barbieri da CCIH do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBPA), é observado o estado do paciente, os sintomas apresentados, medicações aplicadas, entre outras ações.

“Nós temos o cuidado de observar todo o histórico do paciente, além de analisarmos os processos que norteiam o atendimento realizado. Com a pandemia, redobramos esse cuidado que vai desde a precaução por parte dos profissionais ao controle da limpeza hospitalar, horários das medicações, usos de equipamentos de proteção individual adequados, entre outros cuidados”, concluiu a médica.

HB REDUZ CASOS DE INFECÇÃO

Com a meta de reduzir em 50% os casos de infecção hospitalar nas unidades de terapia intensiva (UTI), no prazo de três anos e meio, o Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, que participa desde Janeiro de 2018 do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Em pouco mais de um ano, apenas um caso de infecção foi registrada no ano de 2019.

O HB faz parte dos 120 hospitais que foram selecionados pelo Ministério da Saúde, idealizador do projeto, juntamente com seis hospitais considerados de excelência: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), Hospital Beneficência Portuguesa (SP), Hospital do Coração (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS), contando com o apoio agora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A meta é reduzir em R$ 1,2 bilhão os custos decorrentes da infecção hospitalar no período de três anos e meio.

DATA

No dia 15 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar. A data foi instituída através da Lei 11.723 de junho de 2008 e busca conscientizar os trabalhadores da área da saúde sobre a importância da prevenção e controle das infecções hospitalares.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.