O Secretário de Estado da Saúde, médico Fernando Máximo, anunciou durante entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda feira, 30, o primeiro caso da paciente que veio a óbito em decorrência do novo coronavírus no Estado.
A morte da primeira vítima, identificada como Geraldina R.R. de 66 anos, foi atestada no Centro de Medicina Tropical-CEMETRON, pela médica intensivista, Delma Conceição Pereira, com registro no Cremero 4377.
O caso da paciente da capital, causou certa celeuma porque a profissional que atendeu Geraldina, não teria seguido os protocolos das autoridades sanitárias e atestou o óbito sem passar pelos exames específicos que comprovam a doença no Laboratório Cenetral – LACEN.
Ao se pronunciar o secretário disse: “Acabamos de receber os resultados. Infelizmente não temos uma boa notícia. A primeira de uma paciente de 36 anos do município de Jaru, confirmada para COVID-19. Já a senhora que veio a óbito em Porto Velho, tinha um histórico de problema pulmonar, não bem diagnosticado, não teve contato com pacientes infectados de COVID e também não viajou para fora do país. Teve outra paciente de Cacoal que faleceu ontem, mas não foi confirmado como sendo decorrente do novo coronavírus”.
Com a morte já confirmada oficialmente, o quadro em Rondônia ficou assim:
Foram realizados no LACEN 119 exames. Dos quais, 01 caso de óbito foi decorrente do coronavírus, 08 confirmados da doença e estão em tratamento. 358 foram descartados e 130 amostras estão aguardando exames de laboratório.