Search
Close this search box.

Sedam promove oficina sobre núcleo de gestão integrada do Programa de Regularização Ambiental de Rondônia

Equipe de gestores da Sedam apresentaram execução dos projetos ambientais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoveu na última semana, a Oficina de Alinhamento, Validação e Encaminhamento do Núcleo de Regularização Ambiental de Rondônia (PRA/RO). O evento reuniu técnicos e representantes da Sedam, além de autoridades ambientais do estado do Acre, para tratar da implementação de novas estratégias de projetos que permitem o planejamento e gestão territorial e o desenvolvimento sustentável.

A oficina foi realizada pela Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural da Sedam (Comrar) com o objetivo de programar, ações voltadas à regularização ambiental das propriedades, posses rurais e ocupações do Estado de Rondônia.

Nos dois dias de encontro, foram discutidas as atuações do Núcleo de Gestão, do PRA para o Estado, com base nos resultados do Projeto, desenvolvidos entre a parceria de órgãos ambientais como fruto de uma parceria entre a sedam e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) que apresentou as ferramentas disponíveis e o passo a passo para o aprimoramento de instrumentos de desenvolvimento.

Coordenador do Comrar, apresentou trabalho da Conservação Internacional e Paisagens Sustentáveis de Rondônia

Segundo a assessora técnica dos Projetos de Regularização Ambiental e Fundiária da GIZ, Alcione Costa, o objetivo da reunião é fidelizar a participação de órgãos ambientais de Rondônia, na construção e gerenciamento de atividades sobre o PRA. A Agência GIZ vai auxiliar a equipe de ambientais nos procedimentos quanto as política de regularização ambiental e fundiária, dando celeridade nos projetos desenvolvidos.

O coordenador do Comrar, Geovani Marx Rosa, apresentou o programa de execução dos projetos ambientais (ações, aprendizados, necessidades, fragilidade, novas oportunidade), e abordou a apresentação e validação das sínteses das entrevistas – caracterização do Núcleo de Gestão Integrada e os encaminhamentos da próxima reunião do Núcleo de Gestão Integrada de Projetos de PRA/RO.

“Esse diálogo é essencial para ampliar a nossa visão sobre a atuação das entidades e órgãos ambientais e buscar a otimização das funções desenvolvidas pela Sedam”, afirmou.

O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Henrique Nery, apresentou uma série de ações que foram desenvolvidas e as que estão em fase de execução pelo órgão e que vem dando significativa parcela de contribuição para melhoria do meio ambiente. “Esta oficina vai oportunizar a troca de experiência com outras entidades no sentido de buscar o desenvolvimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo Estado”, afirmou.

Evento reuniu convidados da área ambiental, como gestores, técnicos municipais do Estado de Rondônia e Acre

O secretário adjunto da Sedam, Demargli Farias, participou do encerramento do primeiro dia da oficina e afirmou que o Governo de Rondônia vem trabalhando em defesa do meio ambiente e, para tanto, o secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, tem visitado diversos municípios de Rondônia e acompanhado as ações e projetos que estão sendo realizados no Estado.

“Crédito de carbono, recuperação de nascentes, sustentabilidade em reservas extrativistas, combate ao desmatamento e queimadas são algumas, das dezenas de demandas que realizamos em prol do meio ambiente. Essa oficina é importante para a permuta de experiência nos projetos ambientais e que o lucro é para a natureza, pois o nosso objetivo maior é a conservação e a preservação”, destacou Farias.

Participaram ainda da oficina, os consultores da GIZ, Fernanda Basso e José Hare; o coordenador de projetos da RioTerra, Alexis Bastos; a bióloga da Entidade Autárquica de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater), Fabiana Bezerra, e os representantes da Associação Ecológica Guaporé (Ecoporé), Paulo Bonovigo e Marcelo Ferronato.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias