Search
Close this search box.

Sejucel abre edital para selecionar artesãos de Rondônia para participar da 21ª Fenearte que acontece em Pernambuco

Sete artesãos de Rondônia vão expor seus trabalhos na Feira Nacional de Negócios do Artesanato em Pernambuco

A Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) abriu edital para selecionar sete artesãos do Estado para participar da edição 2021 da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 10 a 19 de dezembro no Centro de Convenções da cidade de Olinda, Pernambuco. A Sejucel vai disponibilizar passagem aérea e espaço de exposição para que os artesãos rondonienses divulgarem e comercializarem os trabalhos no evento.

Este ano a Fenearte homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artística criada por Ariano Suassuna e tinha como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.

A inscrição para o artesão interessado em participar do edital é gratuita e pode ser realizada exclusivamente pelo e-mail: coordenacaopabro@gmail.com, das 15 horas até às 23h59 do dia 28 de novembro de 2021. Para maiores informações os interessados podem acessar o Edital_Sejucel_Feneart_2021.

De acordo com a coordenadora estadual do programa do artesanato brasileiro na Sejucel, Anatália Mendes, esse evento é importante para a difusão da produção artesanal do Estado de Rondônia. “Nesse evento as 27 federações estarão presentes, os artesãos que se inscreverem serão analisados e a divulgação final acontece no dia 1 de dezembro. A expectativa é de que possamos apresentar para o público de todo o país a qualidade da produção artesanal rondoniense”.

Anatália Mendes disse ainda que os artesãos foram um das categorias profissionais mais abaladas pelo impacto econômico gerado pela pandemia de covid-19. “É sabido que a pandemia de covid-19 impôs barreiras sanitárias que impossibilitaram tanta o trabalho dos profissionais do artesanato, quanto à  realização de grandes eventos como a Fenearte, causando prejuízos significativos no cenário econômico e financeiro do setor cultural”, disse Anatália Mendes.

A Sejucel vai representar o Governo de Rondônia nesse evento em um estande de 36 metros, onde mostrará um pouco da arte e cultura rondonienses. Na última edição da Fenearte, realizada em 2019, Rondônia também esteve presente com sete artesãos que expuseram os trabalhos para um público de mais de 300 mil pessoas.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias