Os mais de 520 postos de combustíveis em Rondônia asseguram que não há risco de desabastecimento no estado, pelo menos pelos próximos 45 dias. A informação foi confirmada oficialmente pelo Sindicato dos Proprietários de Postos de Distribuição do Estado, que tranquilizou a população e garantiu que o estoque adquirido pelos postos será suficiente para manter o atendimento normal aos consumidores, mesmo diante das dificuldades de transporte pela seca do rio Madeira.
Devido à baixa do rio Madeira, que impede a navegação de balsas que transportam combustível do Amazonas, e os riscos da BR-319 para caminhões carregados, as distribuidoras já previram a situação e garantiram a compra de estoques extras. Caso seja necessário, o combustível poderá chegar a Rondônia pelas estradas, via BR-364, com abastecimento vindo de estados como Goiás e São Paulo.
Por enquanto, essa alternativa de transporte rodoviário é apenas um “Plano B”, utilizado se as condições hidroviárias não melhorarem nos próximos dias. No entanto, Eduardo Valente, porta-voz do sindicato, afirmou que essa possibilidade ainda está distante. Ele destacou que, se o transporte rodoviário se tornar necessário, poderá haver um aumento nos preços devido aos custos adicionais do frete, mas isso é uma hipótese remota neste momento.
O sindicato ainda informou que, com o estoque atual, não haverá necessidade de reajustes significativos nos preços, a não ser aqueles já previstos por ajustes de mercado. A expectativa é de que a situação se normalize dentro dos próximos 45 dias, com a retomada do transporte hidroviário e a manutenção do fornecimento regular de combustíveis aos postos em todo o estado.
A população pode, portanto, ficar tranquila quanto ao abastecimento de combustível, com a garantia de que os postos continuarão operando normalmente, sem qualquer risco de desabastecimento ou elevação significativa de preços no curto prazo.