Publicidade

Vereador de Rondônia sai da sessão legislativa para a cadeia

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Divulgação

Publicidade

NOJEIRA

Eu entendo que não se pode endemonizar a política e nem generalizar como inútil quem está inserido nela. O que deve ser feito, sim, é uma defenestração de quem não presta. Para isso existe a Justiça e, principalmente, o eleitor.

VERGONHA

Publicidade

O caso ocorrido em Cacoal é um exemplo de ação da Justiça. Após ampla investigação e se cercando de todos os elementos necessários para um inquérito consistente, foi expedido mandado de prisão contra um vereador da cidade.

VERGONHA 2

O vereador Lauro Costa Kloch, conhecido como “Garçom do Semáforo”, foi preso durante sessão da Câmara Municipal de Cacoal.

VERGONHA 3

O vereador é acusado de estupro de vulnerável no município de Itapuã D’Oeste. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho.

VERGONHA 4

A prisão foi realizada pela Polícia Militar e Lauro foi conduzido ao presídio de Cacoal. Se condenado, o vereador pode pegar até 15 anos de prisão. Ele nega o crime.

EVENTO

Em comemoração ao mês de conscientização sobre o autismo, servidores da comarca de Vilhena fizeram uma ação especial. Durante uma confraternização entre o público interno, foi destacada a importância do respeito aos direitos das pessoas com autismo.

PÚBLICO

Cerca de 90 pessoas participaram entre magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. Na Comarca, estão lotados servidores com filhos autistas, que conhecem a realidade desafiadora para a inclusão dessas pessoas.

FÓRUM

O governo de Rondônia, realiza nesta quinta-feira, a 3ª edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores de Rondônia. O evento tem como objetivo manter a proximidade entre o Governo do Estado e os municípios.

DEMANDAS

Também serão debatidas as necessidades de cada região e acontecerá a continuidade à agenda municipalista, com a intenção de resolver problemas pontuais dos municípios visando o desenvolvimento socioeconômico do Estado como um todo.

POSITIVO

O secretário-chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, argumenta que “durante o Fórum, prefeitos e vereadores terão a oportunidade de apresentar suas demandas, trocar experiências com outros gestores e legisladores, além de ampliar os potenciais de Rondônia”, destacou.

MOVIMENTO

Após articulação da Federação das Entidades Estaduais de Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (FEEMPI) e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO) recebeu nesta semana, em Porto Velho, a visita do empresário belga Christian Leparde.

REFERÊNCIA

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para fomentar a produção de chocolates em Rondônia, com base na experiência da Bélgica, um país reconhecido mundialmente pela a qualidade superior de seus chocolates.

CAMINHO

O SIMPI/FEEMPI acredita que por meio de uma Joint Venture seja possível estabelecer parcerias, expandir negócios, efetuar novos contratos e ampliar recursos, alcançando um público de consumidores ainda maior para os negócios regionais.

BENECES

Com a parceria, a expectativa é que seja oferecido uma série de cursos, principalmente voltados ao aprendizado em industrialização, contemplando todas as etapas de produção, do cacau ao chocolate.

ESTADO

Em Rondônia, o cacau se tornou uma excelente opção para os produtores rurais quando o assunto é reflorestar áreas desmatadas. Isso porque o reflorestamento deve ser feito com plantas nativas da região e o cacau é uma árvore nativa do estado e região.

QUASE 10 MIL

Hoje Rondônia conta com mais de 9 mil hectares plantados com cacau, o que garante uma produção de 6 mil toneladas da fruta por ano, em média.

POSIÇÃO

O estado ocupa o 4º lugar no país, na produção cacaueira, e faz parte dos planos do Sebrae, do Simpi e da Feempi ver Rondônia se tornar uma referência na produção de chocolates, com a abertura de diversas micro chocolaterias.

PROMESSA

Ao final da reunião no Sebrae RO, o empresário belga se comprometeu a iniciar um levantamento junto aos produtores e empresas de seu país, assim que retornar à Bélgica. “Quero levar essa oportunidade de parceria aos empresários e companhias belgas. Pretendo manter nossas reuniões de maneira virtual e espero vir novamente a Rondônia em outubro, com ótimas novidades”, garantiu Christian Leparde.

PARTICIPANTES

O encontro contou com a presença do superintendente Clébio Billiany de Mattos, do diretor técnico Alessandro Macedo, dos conselheiros Cícero Noronha e Kelly Naahamara Rodrigues Jorge e do gerente de unidade de atendimento e relacionamento com o cliente, Carlos Eduardo Sakagami.

NOVO COMANDO

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi eleito o novo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) com 97% dos votos.

3 ANOS

O novo presidente da AROM exercerá seu mandato de 2023 a 2026. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da entidade foi realizada nesta quarta-feira(03), entre às 09:00 e às 15:00, de forma virtual.