Search
Close this search box.

Apagar mensagem no WhatsApp não garante exclusão do texto

O conteúdo enviado pode ficar salvo em computador ou smartphone do remetente de diferentes formas.
Publicidade

O recurso “apagar mensagens para todos” do WhatsApp, disponível desde 2017, não garante que as mensagens excluídas não possam ser recuperadas por outras ferramentas. Essa vulnerabilidade de privacidade foi destacada recentemente pela extensão turca para Google Chrome chamada “Wa Web Plus,” que permite recuperar mensagens apagadas enquanto o usuário está online no WhatsApp Web.

O WhatsApp respondeu afirmando que essa extensão viola suas políticas e que estão estudando as ações necessárias para abordar o problema. Eles também reiteraram que o WhatsApp não é compatível com aplicativos ou extensões não oficiais, pois não podem validar as medidas de segurança implementadas por eles.

Publicidade

Apesar de o Google Chrome ter revisado a extensão WA Web Plus, ela representa um risco à privacidade, pois para funcionar, armazena todas as mensagens enviadas, o que poderia ser explorado pelos desenvolvedores da extensão.

Outra ferramenta chamada “Notification History,” disponível na Google Play Store, grava o texto de todas as mensagens recebidas a partir das notificações do celular, embora não tenha acesso a imagens e áudios.

Além disso, na plataforma GitHub, há um código chamado “What’s Hidden” que mostra como recuperar mensagens diretamente pelo servidor do WhatsApp usando a verificação por QRCode.

Portanto, os usuários devem ter cuidado ao baixar extensões e aplicativos de fontes desconhecidas, pois isso pode expor seu dispositivo a riscos de segurança e vazamento de dados.

O WhatsApp também lembra que as pessoas que usam o aplicativo em dispositivos da Apple podem manter cópias de arquivos de mídia recebidos no app Fotos, mesmo que o remetente tenha apagado a mensagem.

Portanto, é importante que os usuários estejam cientes das limitações do recurso “apagar mensagens para todos” e tomem precauções extras ao enviar mensagens sensíveis.

Anúncie no JH Notícias