Publicidade

Entenda como funciona o sinal que permite conversão mesmo com semáforo vermelho

De acordo com a Semtran, medida vai melhorar a fluidez no tráfego

Por

Prefeitura de PVH

Regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Direita Livre é uma sinalização que permite ao condutor realizar conversão à direita em cruzamentos, mesmo quando o semáforo estiver vermelho.

Publicidade

O sistema começou a ser implantado em movimentados cruzamentos de Porto Velho, por meio de placas específicas, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e tornar o tráfego mais ágil e intuitivo.

Para utilizar corretamente a Direita Livre, o motorista deve respeitar a preferência dos pedestres, sinalizar a manobra com a seta e estar atento ao movimento da via.

Segundo o Iremar Lima, a conversão só é permitida quando houver sinalização instalada no local

Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Iremar Lima, a conversão só é permitida quando houver sinalização instalada no local. Nesses pontos autorizados pela Prefeitura, o condutor pode virar à direita com o sinal vermelho sem risco de punição ou multa.

É um método que gera muita fluidez. Nas cidades onde já foi implantada a direita livre, não houve filas de espera. É uma sinalização nova em Porto Velho e é fundamental que os condutores aprendam a utilizá-la. Onde houver placa indicativa de Direita Livre, mesmo que o semáforo esteja vermelho, a conversão pode ser feita sem problema nenhum”, explicou o secretário.

O novo modelo de sinalização já está em vigor em cruzamentos como o das avenidas Calama e Guaporé, e outros pontos devem ser incluídos gradativamente.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Porto Velho busca modernizar o trânsito da capital e alinhar a cidade às normas mais atuais de mobilidade, já adotadas em diversos locais do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.