O senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou um Projeto de Lei que visa impedir a homenagem ao bispo Dom Moacyr Grechi com o nome da ponte da BR-364 sob o rio Abunã e que liga os estados de Rondônia e Acre.
Para o senador Marcos Rogério, que apresentou o projeto em 2019 e segue com a pauta tramitando no Congresso, a homenagem deve ser concedida ao coronel empossado governador do ex-território de Rondônia durante o regime militar no Brasil, Paulo Nunes Leal.
Considerado “destemido pioneiro” do território rondoniense, Paulo Nunes Leal escreveu um livro conhecido nacionalmente denominado “O outro lado da cruz”, obra que destacou a importância de Rondônia na integração nacional.
De outro lado está a proposta do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ da Câmara Federal que dá o nome da ponte ao bispo Dom Moacyr Grechi, uma das maiores lideranças religiosas entre os estados de Rondônia e Acre e símbolo na luta pela democracia e justiça social.
Ambas as pautas seguem em tramitação no Congresso Nacional.
Admiro muito o Senador Marcos Rogério, mas mesmo sendo Petista Dom Moacir é um simbolo para Rondônia e Acre. Merece ser homenageado sim